Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Clientes estão mais atentos às alavancas promocionais que vão além de desconto, segundo estudo da SBVC

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Consumidores têm valorizado mais o cashback; utilização de ferramentas promocionais aumentaram 80% durante o período pesquisado

O estudo “Alavancas Promocionais — na visão das empresas e dos consumidores”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em novembro de 2021, mostrou que os consumidores, cada vez mais, valorizam a variedade de benefícios oferecidos pelas empresas, inclusive o cashback. As principais iniciativas oferecidas pela companhia no varejo de lojas físicas são: descontos/promoções — principalmente nos segmentos de supermercados, farmácias e moda — seguido por cashback, concentrado em lojas de Eletro, e programa de pontos, sejam eles próprios ou participante de coalizão. 

Segundo o estudo, todas as empresas pesquisadas disponibilizam descontos e promoções, e metade tem programa de pontos. No entanto, somente 50% das companhias mensura os resultados dessas estratégias de engajamento. Ainda de acordo com os dados, coletados entre junho e outubro de 2021, também foi constatado que somente 38% das lojas físicas oferecem cashback, e 31% contam com programa de pontos.

Mesmo que baixos, esses números mostram uma evolução na comparação com a primeira edição da pesquisa, realizada em 2020. Na ocasião, programa de pontos com parceiros era oferecido por 17% das lojas físicas e nenhuma delas contava com cashback. Quase dois terços das empresas aumentaram sua base de consumidores fiéis em mais de 10% com cashback, e entre 5 e 10% com programa de pontos.

O estudo da SBVC também investigou quanto as iniciativas promocionais custam para as empresas e mostrou que descontos/promoções são as alavancas de maior impacto no faturamento bruto das companhias. Em supermercados, por exemplo, o número foi de 10% do investimento em 12 meses.

1 comentário em “Clientes estão mais atentos às alavancas promocionais que vão além de desconto, segundo estudo da SBVC”

  1. Bacana, Muito bom seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, ele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer divulgação e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Até outra oportunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima