O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Combate à Pobreza Menstrual: Iniciativa SP Invisível Distribuirá 2.500 Absorventes nas Ruas de São Paulo

A organização social SP Invisível deu um passo significativo em direção ao combate à pobreza menstrual na capital paulista, em parceria com a renomada marca de produtos femininos Libresse, da empresa líder mundial em produtos e soluções para higiene e saúde, Essity. A colaboração tem como objetivo fornecer auxílio às mulheres em situação de rua, garantindo o acesso a produtos de higiene menstrual essenciais para o bem-estar. 

“Ter cólica embaixo de um viaduto na chuva e usar um pano velho de absorvente era a minha rotina todo mês. Ainda bem que eu estou na menopausa e acabou meu sofrimento! Até porque em 40 anos de situação de rua, dificilmente tínhamos absorvente. Parece até que se esqueceram que menstruamos na rua, como todas as outras mulheres”, diz Marcela, 50 anos, mulher em situação de rua no Largo do Paissandu.

Criar estratégias para conviver com a falta de absorventes, faz parte do dia a dia de pessoas em situação de rua que menstruam. No Brasil, 713 mil mulheres vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas residências e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, segundo o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas, agência de desenvolvimento internacional da ONU, que trata de questões populacionais, e o UNICEF.

“Sempre que precisei de alguma informação sobre menstruação, eu encontrei sozinha. Ninguém quer falar desse assunto com uma pré-adolescente! Nos postos que distribuem preservativos, também poderiam distribuir absorventes, né? Os homens são protegidos de tudo, enquanto todo mês, nós passamos o vexame de usar panos para se limpar.”, é o que diz Eliana, 30 anos, mulher em condição de rua na Praça Patriarca. Absorvente como item básico

Atentos a esse cenário, a SP Invisível, organização social que busca transformar as histórias das pessoas em situação de rua, passou a incluir absorventes no kit básico entregue nas ações sociais pela capital paulista. A organização entende que, assim como o moletom, a escova de dente e a camisinha, o absorvente é um item indispensável para proporcionar conforto e dignidade.

“A SP Invisível é uma organização que nasceu por conta da escuta ativa de histórias e, muitas delas, foram relatos de mulheres que, além de administrar todas as adversidades das ruas – um ambiente hostil para elas – também precisavam arrumar formas de cuidar da sua saúde íntima sem nenhum recurso. O tema da pobreza menstrual ainda é pouco divulgado e precisamos mobilizar o terceiro setor, as empresas e a sociedade civil em prol desse problema”, relata André Soler, fundador da SP Invisível.

Com o intuito de beneficiar ainda mais pessoas que menstruam, a SP Invisível acaba de receber uma doação de mais de 2.500 absorventes da Libresse, uma das marcas líderes mundiais de proteção feminina, presente em mais de 100 países e parte do portfólio da Essity. Para atender diversas necessidades, foram doadas 1512 unidades do absorvente noturno, 520 unidades de absorvente regular, além de 2016 unidades de lenços umedecidos.

“Para nós da Libresse é fundamental participar dessas atividades, não apenas para o bem-estar das mulheres e adolescentes, mas para fortalecer o desenvolvimento social e econômico do país”, enfatiza Priscila Ramos, gerente da marca Libresse.

A Libresse vem reforçando seu compromisso de erradicar tabus e preconceitos em torno da menstruação, fornecendo acesso e soluções de saúde para mulheres, como calcinhas laváveis, coletores menstruais, absorventes, adesivos térmicos, entre outros produtos.Sobre a SP Invisível

Criada em 2014, a SP Invisível é uma OSC de conscientização social que busca transformar as histórias das pessoas em situação de rua. Durante uma dinâmica ocorrida na Igreja Batista, seus fundadores André Soler e Vinícius Lima receberam a tarefa de fotografar tudo aquilo que era invisível na cidade de São Paulo. Após essa dinâmica, dezenas de fotos de pessoas em situação de rua surgiram, e então eles refletiram:“Invisível não é a pessoa que está ali, mas a sua história de vida…”Desde então, a organização conta as histórias das pessoas em situação de rua para educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade e proporciona experiências de cuidado individualizado através da escuta ativa e livre de julgamentos, promovendo o acolhimento e o afeto no convívio com a população de rua. Conheça mais em: www.spinvisivel.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima