Governo de SP e Sebrae-SP anunciam R$ 150 milhões para pequenos negócios

Do total, R$ 15 milhões serão exclusivos para MEIs a juro zero; medida auxilia empreendedores paulistas a superar crise do coronavírus
O governo de São Paulo, por meio do Banco do Povo e da Desenvolve SP, e o Sebrae-SP anunciaram hoje R$ 150 milhões em crédito para micro e pequenas empresas paulistas que estão passando por dificuldades devido à crise causada pelo coronavírus. Desse total, R$ 15 milhões serão destinados a juro zero para os Microempreendedores Individuais (MEIs) que passarem pelo programa Empreenda Rápido. O programa envolve capacitação em gestão, com cursos que podem ser feitos a distância. Os empréstimos serão de até R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até 24 meses e carência de até três meses. O valor restante – R$ 135 milhões – serão destinados aos pequenos negócios nas seguintes condições: créditos de R$ 200 a R$ 20 mil com prazo de pagamento de até 36 meses e juros de 0,35% ao mês, com carência de até três meses. Para empréstimos de até R$ 3 mil, a concessão poderá ser feita sem avalista. Do montante destinado aos pequenos negócios, R$ 50 milhões vêm do Sebrae-SP, mas todas as operações serão realizadas pelo Banco do Povo. Os MEIs que passarem pelo programa Empreenda Rápido também terão direito a participar com destaque da plataforma Helpie!, que reúne prestadores de serviço e funciona como uma base, ou um marketplace, de profissionais para consumidores que precisam de um tipo de serviço técnico especializado. Essa é mais uma maneira de ter acesso ao mercado no período em que durar a quarentena em São Paulo. Para informações sobre o acesso a crédito, basta ligar para o Sebrae-SP no telefone 0800 570 0800. Até a próxima semana, o Banco do Povo terá uma plataforma online com informações sobre os procedimentos.


A Internet das Contas e o futuro dos meios de pagamento
Recentemente, lembra Alexandre Pinto, Diretor de Novos Negócios da Matera, metrôs, trens e ônibus de São Paulo passaram a utilizar o pagamento via NFC — um método de pagamento por aproximação — e, com isso, começamos a ver, de fato, os impactos da evolução deste tipo de meio de pagamento no dia a dia das pessoas. Contactless, QR Code dinâmico ou estático, movimentação de bancos tradicionais e bandeiras para se adaptarem às tendências mundiais: tudo isso mostra, enfatiza o executivo, como a transformação digital chegou para democratizar o acesso ao sistema financeiro no Brasil. O Banco Central tem adotado diversas medidas para trazer o pagamento instantâneo (“PIX”) para o nosso cotidiano, entre elas, a padronização do uso de QR Code. Essa movimentação reforça a tendência mundial das carteiras digitais e está gerando grandes mudanças na maneira em que bancos, fintechs e bandeiras de cartões lidam com seus produtos, democratizando serviços financeiros e permitindo a entrada de novos players no mercado. As fintechs, por exemplo, são beneficiadas pela interoperabilidade que passará a existir nesta nova rede de pagamentos. Assim, elas poderão conseguir mais escala, competir de igual para igual com os atuais incumbentes, e ter maiores chances de crescimento. Além disso, ao ampliar o leque de serviços oferecidos, excluem alguns intermediadores de pagamento, o que permite uma opção mais conveniente, ágil e barata. Para bancos (que oferecem serviços tradicionais como TEDs, DOCs e boletos), bandeiras de cartões e suas credenciadoras, observa Pinto, o pagamento instantâneo gera maior desconforto, já que o uso de algumas de suas ofertas mais lucrativas poderá cair drasticamente por conta dos benefícios, comodidade e rapidez do novo sistema. Ao olhar para isso, percebemos que a perda de receitas importantes obrigará os players tradicionais, que hoje dominam o mercado, a se adequar e buscar soluções tão inovadoras quanto o PIX para continuar relevantes neste novo mundo.

Crise de coronavírus faz com que programas de fidelidade ampliem a validade das milhas

Alguns programas de fidelidade estão anunciando extensões à data de vencimento das milhas e status dos passageiros, para que os benefícios não sejam perdidos durante a crise do Covid-19, o que impede viagens.Vale lembrar que quem comprou passagens com milhas não é beneficiado pelo contrato firmado entre as companhias aéreas brasileiras e o Ministério Público, que permite a troca gratuita de passagens que teriam embarque entre 1º de março e 30 de junho. Assim, é necessário seguir as condições gerais de cada empresa. O Latam Pass, programa de fidelidade da Latam, anunciou que quem solicitou o reembolso de passagens compradas por pontos que estavam prestes a emitir, recebe mais seis meses de validade em suas milhas. A medida começou a entrar em vigor na sexta-feira (27). A empresa afirmou ainda que requalificou o status de seus clientes nesta quarta-feira (1), com base em voos realizados entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro daquele ano, mas que as novas categorias serão mantidas até 31 de março de 2022 .Nos voos comprados até 18 de julho deste ano, é possível reagendar a viagem uma vez, gratuitamente, por até um ano a partir da data da compra do bilhete original ou solicitar a conversão do valor do bilhete em créditos, a ser usado também dentro de um ano a partir da data da compra. Quem tem milhas no programa TudoAzul da Azul ganhou um pouco mais de tempo para gastá-las. A empresa afirma que os pontos com vencimento entre 1º de abril e 29 de junho expirarão em 30 de junho. No caso de voos domésticos, é cobrada a diferença de tarifa entre a data de partida antiga e a nova. Outras opções são cancelar o bilhete e deixar o valor como crédito para os voos da Azul ou solicitar um reembolso, que será feito dentro de 12 meses. O reembolso será integral se o voo tiver sido cancelado ou alterado. Caso contrário, poderão ser aplicadas taxas. O Smiles, programa de fidelidade da Gol, estendeu a validade das categorias de seus clientes dentro do programa. O status alcançado em 2020, com base nos pontos acumulados em 2019, será válido até 2022. Os clientes Smiles que adquiriram voos da Gol com seus pontos, para embarcar até 30 de setembro, podem solicitar o cancelamento de passagens, gratuitamente, diretamente com a Smiles. O mesmo vale para aqueles que tiveram o voo cancelado pela própria companhia aérea.Se os vôos ocorreram com empresas parceiras, como American Airlines, Air France, Tap, Emirates e outras, é necessário seguir a política de alteração e cancelamento de cada empresa. O programa de fidelidade Livelo cancelou as compras de viagens de clientes que partiam de destinos internacionais entre 25 de março e 10 de abril e em destinos domésticos de 24 a 30 de abril e converteram o valor total da compra em créditos. A partir de 4 de maio, os clientes poderão usar créditos para reagendar viagens. A empresa diz que está entrando em contato com todos os clientes que se encaixam nessas medidas. Para viagens que não ocorreriam entre essas datas, aplicam-se as políticas de cancelamento e alteração de cada empresa. O Livelo também estenderá a validade dos pontos utilizados por aqueles que tiveram a compra de um bem ou serviço cancelado por causa da pandemia. Fonte: Enciclopédia Virtual

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