Começa a 18ª Flip: a primeira edição virtual do principal evento literário

0
6

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty anuncia a realização de sua 18ª edição, que acontecerá na próxima quarta-feira. O evento ocorrerá em formato virtual, pelas redes sociais, de 3 a 6 de dezembro de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros. Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana e o brasileiro Itamar Vieira Junior.

Segundo os organizadores, este é um ano atípico, por isso a opção por este formato. A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty. Para isso, está sendo produzida uma série de vídeos que irão aproximar o público da cidade, trazendo o sentido mais amplo da Festa, as histórias e personagens paratienses para dentro da edição online.

Nesta edição virtual, feita em circunstâncias únicas – motivadas em grande parte pela pandemia de Covid-19 – a Flip contou com a participação de Fernanda Diamant como curadora convidada da Flip 2020. A partir do trabalho iniciado por ela no primeiro semestre e encerrado em agosto, foi dado seguimento à programação internamente. Por isso, os convites oficiais emitidos pela Flip antes da eclosão da pandemia estão sendo honrados pela instituição.

Como todas as instituições ligadas às artes no mundo inteiro, o time da Flip enfrentou o desafio de uma pandemia que não faz exceções. Neste sentido, o espaço que a Flip irá oferecer para escritores e artistas é mais importante do que nunca. O programa virtual mais uma vez trará grandes escritores de todos os cantos do planeta, com o objetivo de iluminar, agradar e unir os amantes da literatura, onde quer que estejam.

As mesas serão transmitidas em plataforma própria e em todos os canais e redes sociais ligados à Flip. Mesmo sem a realização presencial nesta edição, estão sendo preparados encontros que qualificam a linguagem virtual em seu potencial artístico e poético, fazendo desta edição um marco de troca e experiências literárias.

 A Flip Virtual também não trará nesta edição a figura do autor homenageado, devido ao momento pandêmico mundial. Vale citar que a poeta americana Elizabeth Bishop seria a autora homenageada este ano, porém, quando o nome dela foi anunciado, o público e até alguns autores se manifestaram contrários à escolha da Flip.

De qualquer forma, como a pandemia causou a morte de artistas imprescindíveis à nossa cultura, como o escritor Sergio Sant´Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente Naomi Munakata, entre muitos outros, os organizadores consideram que este não é um momento de celebração. Por esse motivo, a Flip 2020 vai homenagear coletivamente os que partiram.

Programação completa: https://www.flip.org.br/agenda-2020/

Mais informações: https://www.flip.org.br/

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSerasa Experian prorroga as inscrições do desafio de R$ 500 mil para PMEs
Próximo artigoJornada digital virando o jogo