Gigantes das buscas não pretende desemvolver identificadores alternativos para rastrear os consumidores
A indústria de publicidade está insatisfeita com a confirmação do Google de que irá eliminar os cookies de terceiros, mas não construirá identificadores alternativos para rastrear os consumidores enquanto eles navegam na web, ou para usá-los em seus produtos.
A decisão tem provocado principalmente reações negativas, apesar de haver quem, como Scott McDonald, CEO e presidente da Advertising Research Foundation (ARF), achar que a decisão do Google não prejudicará os anunciantes, “já que temos décadas de evidências de que a publicidade contextual funciona muito bem – e que agora [ela] se tornou uma área de crescimento para publicidade digital baseada na web ”.
Nem todos concordam. Gregg Johnson, CEO da Invoca, a plataforma de inteligência de conversação ativa, chamou o amor por dados de terceiros de um vício, dizendo que durante anos os profissionais de marketing foram “viciados em usar dados de terceiros”. “Não era porque os dados de terceiros eram a maneira mais eficaz de alcançar seus clientes-alvo”, disse ele. “Era porque os dados eram muito fáceis de acessar e executar campanhas de curto prazo.
Johnson também chamou o anúncio do Google de um“ alerta para que os profissionais de marketing quebrem seus vícios de dados de terceiros e, em vez disso, revisem as estratégias de dados dentro de suas organizações. Os conjuntos de dados próprios são mais ricos e impactantes quando se trata de melhorar o desempenho da campanha. Eles também fortalecem a confiança entre o cliente e a empresa.
O CEO da Quantcast, Konrad Feldman, em um comunicado, chamou a decisão do Google de não apoiar as alternativas da indústria como más notícias para editores e criadores de conteúdo e reforçou por que sua empresa continua a defender uma Internet livre e aberta. “Quase 5 bilhões de pessoas dependem da Internet aberta para ter acesso a informações, notícias, educação e entretenimento de qualidade e confiáveis”, escreveu ele em um comunicado. “O Google mostrou mais uma vez sua disposição de diminuir a relevância da publicidade na Internet aberta; o que eles estão fazendo beneficiará suas vacas de caixa da Pesquisa e do YouTube, que não são afetadas por esta mudança. ”
Feldman disse que, como a Internet aberta torna mais difícil entregar publicidade eficaz, ou mesmo simplesmente medir a eficácia da publicidade, mais verbas publicitárias serão despejadas nos cofres dos gigantes da tecnologia às custas da Internet aberta e gratuita.
“A Adtech finalmente viu a outra queda com o Google anunciando que não usará ou desenvolverá métodos alternativos de rastreamento de terceiros”, disse Mike Herrick, vice-presidente sênior de tecnologia da Airship. “Coletivamente, as ações de privacidade da Apple e do Google deixam o Facebook sozinho lamentando as velhas formas de rastreamento, enquanto os inovadores da adtech desenvolvendo soluções alternativas para cookies de terceiros agora enfrentam um futuro isolado.”
Mais importante para as marcas, disse ele, as notícias de hoje significam que os profissionais de marketing e anunciantes dependerão cada vez mais de dados primários e de terceiros que os clientes estão fornecendo voluntariamente. Isso se tornará a chave para fornecer ótimas experiências ao cliente, bem como uma publicidade mais direcionada e eficaz.
Cada vez mais, as pessoas gastam seu tempo em aplicativos, por isso será interessante ver a rapidez com que o Google segue os movimentos do IDFA da Apple para encerrar o rastreamento de terceiros lá, disse Herrick.
Fonte: MediaPost Search&PerformanceMarketingDaily