A tecnologia que avança nos bancos

0
1

O avanço da tecnologia mundial, suas facilidade e benefícios agregados têm revolucionado a forma como as pessoas vivem, se relacionam e fazem seus negócios. É inegável as melhorias com que algumas plataformas tecnológicas e suas aplicações têm facilitado a vida das pessoas e das instituições. Hoje já é possível fazer transações bancárias via internet e celular. Mas será só isso? Não. 
Ainda há muito por vir e diversas novidades já apontam para o mercado financeiro como grande consumidor. Gamificação, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem são as principais abordadas no Especial deste final de Semana, que traz ainda, o case da Caixa Econômica Federal, que mostra como o banco tem investido na área de TI.  “A maneira como o setor se relaciona com os clientes e colaboradores está prestes a sofrer uma grande revolução, com benefícios para os dois lados. Estamos no começo de uma revolução que precisa, primeiramente, romper paradigmas. A tecnologia necessária já está ao nosso alcance, basta a mudança na filosofia das instituições”, afirma Alexandre Winetzki sócio fundador da Woopi Tecnologia.
Segundo o especialista após a implantação da gamificação é possível melhorar a forma como as pessoas se relacionam com as instituições, o engajamento dos colaboradores e o interesse dos clientes. “Além disso, também melhora a recompensa imediata pelo trabalho realizado ou pelo produto adquirido, a velocidade e qualidade das decisões e, portanto, a eficiência do planejamento futuro”, garante.
O modelo de Cloud Computing, ou Computação em Nuvem permite que as áreas de TI recuperem a agilidade que os negócios necessitam. “O grande desafio que a área de TI enfrenta hoje é gerenciar ambientes complexos e responder às áreas de negócios e usuários finais altamente exigentes que acessam informações, via dispositivos móveis com enorme conveniência. A Computação em Nuvem tem o poder de realinhar a agilidade de TI e os objetivos de negócio” frisa Rodrigo Gazzaneo responsável pela Prática de Virtualização da EMC para a América Latina.
Gazzaneo pontua ainda que a proposta não é apenas a adoção de uma tecnologia, mas sim uma transformação de TI para o setor. “Até porque as tecnologias que compõem uma Nuvem já existem e são elas virtualização, processadores de plataforma x86 de alto poder concentrado, arquiteturas horizontais de infraestrutura e aplicações (scale out)”, explica.
Segundo ele complicado e o desafio estão nos pilares de processos e pessoas. O modelo de computação em Nuvem requer uma mudança nos processos de gerenciamento e controle de TI.  
Dê também a sua opinião sobre o tema: 

Sistema all-in-one promete melhorar a
performance e reduzir os custos

Impressão de extratos direto do celular

Aplicativo Sicoob agiliza obtenção de
comprovantes por dispositivos móveis


Aplicativo permite análise de crédito móvel

Plataforma Decisor Serasa Experian
agora pode ser acessado por smartphones e tablets

 

UOL adota software de crédito e risco

Serviço começa a funcionar em julhos e
amplia fontes de consulta
04/07/2011 09:49

 

Transferência bancária via SMS

Novo método de pagamento móvel é um alicerce
para a bancarização no País, de acordo com Gupo GTF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMobilidade: a bola da vez?
Próximo artigoMadalena Vencedora