O segundo Anuário Brasileiro de Cobrança, edição 2017, tem como tema principal a transformação digital e as estratégias inovadoras do mercado de recuperação de crédito para garantir o sucesso do negócio. A novidade deste ano é a pesquisa “Perfil do devedor”, realizada pela Cantarino Brasileiro e Instituto GEOC, com 600 pessoas em todo o território nacional, que revela o que o brasileiro acha da cobrança digital e do autoatendimento.
A publicação também estará disponível na versão digital, no site do Instituto GEOC, a partir de 23 de outubro. Ela ainda traz ainda um panorama do setor, com informações sobre as principais empresas de cobrança do país – como as modalidades de cobranças que praticam, o tipo de produto, formatação do quadro de funcionários, entre outros dados -, além de uma análise sobre o futuro da economia brasileira. Executivos dos segmentos de saúde, educação, consórcio, TV por assinatura, loja de departamento, crédito consignado e seguros dividem com o leitor as estratégias para se manterem eficientes e superarem a inadimplência em um período desafiados da economia brasileira.
Para o presidente do Instituto GEOC, Luis Carlos Bento, tecnologias como o uso de inteligência artificial e machine learning devem tornar a dinâmica do atendimento ao cliente mais ágil, discreta e personalizada. “A ‘cobrança digital’ são meios diferentes para acessar o cliente e para ele nos acessar. A preocupação do IGEOC é colocar o cliente como personagem central e entender a dinâmica do atendimento. Estamos dedicados a criar um modelo de autorregulação para definir limites sobre como atuar junto ao cliente”, enfatiza.