Cheques devolvidos recuam

0
10

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados, foi de 2,04% em abril de 2013, de acordo com dados da Boa Vista Serviços. Este percentual representa uma expressiva redução em relação ao mês anterior, depois de ter subido fortemente em março, quando essa proporção atingiu 2,31%, e é igual ao registrado em abril de 2012. 
O número de cheques devolvidos no mês de abril sofreu queda de 3,1% em relação a março de 2013, enquanto houve crescimento dos cheques movimentados (9,6%), o que contribuiu para a redução do índice. Contra o mesmo mês do ano anterior, houve contração no número de cheques devolvidos (-2,7%) e no número total de cheques movimentados (-2,9%). 
Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no primeiro quadrimestre do ano de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a devolução para as pessoas físicas foi 7,9% menor e para as pessoas jurídicas a redução foi de 4,1%. No total, os cheques devolvidos recuaram 6,9% no período, enquanto que os movimentados diminuíram 8,7%. A tabela 1 resume os dados.