O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Contratação certeira

É por ter conhecimento da sua própria situação – geralmente, o primeiro emprego de muitos jovens -, que gestores e recrutadores do mercado de cobrança estão cada vez mais preocupados com a realidade que se apresenta a cada seleção. A escassez de bons profissionais demonstra que as empresas precisam estar preparadas para receber os colaboradores, investindo em treinamentos, orientação profissional e desenvolvimento de pessoas. Desta forma, conforme apresenta Claudia Modenezi, gerente de recursos humanos da R Brasil Soluções, o segredo está em um processo seletivo bem estruturado, com dinâmicas adequadas e avaliando o candidato de acordo com as competências exigidas para o cargo.
A entrevista final com o gestor também é fundamental, segundo o executivo, para a escolha do profissional certo. “Afinal, esse formará sua equipe e essa escolha deverá preencher os requisitos que ele considera essenciais para formação do seu ‘time’, além da empatia que será de extrema importância para um bom relacionamento no dia a dia”, conta a gerente, que também observa outros quesitos durante uma entrevista, como a identificação do funcionário com a organização (função a exercer, local, horário, remuneração e benefícios), bem como a estabilidade profissional, já que muitos candidatos trocam de emprego com freqüência e, geralmente, por empresas do mesmo setor.
Além disso, os processos seletivos devem variar de acordo com a função oferecida, buscando as melhores competências exigidas entre os candidatos, bem como o perfil dos candidatos é apresentado aos mesmos no momento da avaliação individual, não deixando dúvidas do que está sendo buscado. “Quando a contratação é assertiva existem vantagens tanto para a empresa quanto para o profissional. Há uma redução na rotatividade e absenteísmo, gerando menos custos e apresentando melhores resultados para organização. O profissional se sente motivado por estar fazendo algo que se identifica e acredita, o clima organizacional é favorável, e a retenção é uma consequência inevitável”, comenta Modenezi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima