Crédito especial

0
2
Além do avanço do crédito consignado nos bancos, esse segmento também vem crescendo muito nas cooperativas, devido ao aumento na base de associados. Segundo Paulo Ribeiro, superintendente de crédito do Banco Cooperativo do Brasil, Bancoob, com o aumento da participação no mercado e com mais cooperados, esse mercado se fortalece e gera mais rentabilidade para a carteira de negócios, inclusive para o crédito consignado. “O mercado de crédito consignado é muito bom para as instituições financeiras cooperativas. O boom do crédito consignado ocorreu há alguns anos. Atualmente, mesmo num mercado de relativa estabilidade, as cooperativas têm crescido bastante nesse segmento. A tendência é que essa expansão continue e mantenha uma participação importante no conjunto de negócios das cooperativas”, afirma.
Além disso, de acordo com Ribeiro, com as novas regras para a portabilidade, a expectativa é de ainda mais crescimento para essas cooperativas. “Este cenário está mudando, a portabilidade da conta-salário já vem ajudando a impulsionar essa mudança. Outro fator importante a considerar é a Portabilidade de Crédito, porque abre uma enorme perspectiva para as instituições financeiras cooperativas na atração de novos associados”, comenta.
Para o superintendente, as vantagens oferecidas aos cooperados é o que mais impulsiona esse mercado, que oferece atendimento diferenciado e acesso à taxas menores, além de oferecer menos risco também para as cooperativas. “O crédito consignado é uma linha de crédito amparada em um arcabouço legal, tem o seu risco bastante reduzido em razão da vinculação com a folha de pagamento do associado e as parcelas são pagas via desconto mensal no contracheque”, explica.