Cresce número de idosos que usam cartões

0
3
Existe uma tendência mostrando que é cada vez maior o número de pessoas com mais de 60 anos que estão recorrendo ao cartão de crédito. Entre as mulheres nesta faixa etária, o número pulou de 8,5% para 11,6%. Já entre o sexo masculino, de 6,2% para 8,3%. Os dados são de um levantamento feito pela Sorocred. As transações comerciais sem dinheiro estão numa curva ascendente. Nos últimos seis anos, o uso de cartão de débito ou crédito nas transações comerciais aumentou 133%. Representando R$ 10,2 milhões de compras somente em 2014, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Créditos e Serviços (Abecs).
 
Para Wilson Justo, diretor de marketing e relacionamento da Sorocred, com a queda do poder aquisitivo, é comum encontrarmos mais idosos recorrendo aos cartões de crédito para uso em compras básicas, como farmácia, supermercado e até combustível. “Muitas vezes é única forma que esses aposentados encontram pra comprar produtos de primeira necessidade. Já que os valores das aposentadoras não são suficientes para todos os gastos mensais”, esclarece.
 
Mais de dois milhões de famílias brasileiras aderiram ao cartão de crédito somente em 2015, segundo pesquisa da Nielsen. Como a inflamação em alta e o desemprego, os cartões de crédito e débito representam atualmente quase 24% do valor gasto com compras de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza.