Cresce procura das empresas por crédito em 2010

0
2



De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 7,6% em 2010 com relação ao ano de 2009. Na comparação com o mês imediatamente anterior (novembro de 2010), a demanda das empresas por crédito recuou 5,7% em dezembro de 2010. Em relação a dezembro de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 11,7%.


O avanço da demanda das empresas por crédito em 2010 foi determinado pelo crescimento robusto da atividade econômica, pelo dinamismo do mercado doméstico e pela recuperação do mercado de crédito às empresas, as quais puderam encontrar condições de prazo e de taxas de juros mais favoráveis do que as que prevaleceram em 2009, salientam os economistas da Serasa Experian.


Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo crescimento da demanda por crédito no ano de 2010 (alta de 8,5%). O fato destas empresas terem o mercado doméstico como principal eixo dinâmico explica o bom resultado obtido em termos de procura por crédito. Por sua vez, as grandes empresas expandiram sua demanda por crédito em 8,2% no ano passado.


Já as médias empresas registraram recuo de 7,9%, isto porque muitas delas são empresas exportadoras, deparando-se com um mercado externo pouco dinâmico, e enfrentando a uma taxa real de câmbio relativamente valorizada.