Elas lideram inadimplência

0
16
Perfil de chefes de família na faixa dos 30 anos, casados, que por uma razão ou outra perderam o controle de suas finanças é predominante da inadimplência no Brasil, de acordo com a pesquisa “Perfil do Inadimplente”, realizada pela TeleCheque, entre os meses de novembro de 2013 e fevereiro de 2014.
De acordo com o estudo, as mulheres ainda são maioria quando se fala em inadimplência, correspondendo a 55,4% do total de indivíduos consultados. 51% dos inadimplentes brasileiros são casados e chefes de família (59,9% têm pelo menos um dependente) e 50,3% possuem o segundo grau completo. O valor médio das dívidas varia entre R$200,00 e R$499,99 (apontado por 28,7% das pessoas que responderam à pesquisa). A principal razão para o não pagamento de dívidas é o descontrole financeiro, apontado por 38,5% dos entrevistados no período de realização da pesquisa.  Dentre as outras justificativas para a inadimplência, destacam-se o uso do nome para fiadora ou avalista, com 16,6% do total, o atraso salarial (9,1%), e a ocorrência de acidentes e doenças (8,4%).
“Sem um planejamento financeiro familiar o risco do endividamento aumenta em grandes proporções, acarretando na inadimplência. No caso das mulheres, é preciso dedicar uma parte do tempo para cuidar das finanças, pois é tão importante quando cuidar dos outros aspectos da vida”, diz Dirlene Costa, diretora de Recuperação de Crédito da TeleCheque.