Ele não é só importante, é essencial!

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Em um setor como o de cobrança, onde a comunicação é muito importante, a existência de um intermediário entre os operadores e as estratégias da empresa é fundamental. Para colocar em prática um bom diálogo, é que se destaca o trabalho do supervisor. Segundo Caroline Calaça, coach executiva, esse profissional precisa ser “a ponte” entre os desafios operacionais e os intentos estratégicos da organização. “O grande desafio é atuar tão próximo da operação e não ser operacional, ou seja, desenvolver um olhar de gestor e capacidade de intervenções rápidas, não apenas como alguém que ´apaga incêndios´, mas como quem olha para o presente enxergando o futuro”, explica.
Esse supervisor deve ser um “componente estratégico” dentro da empresa, buscando orientar, apoiar, reconhecer, valorizar e ajudar os operadores nas dificuldades, de acordo com o consultor Márcio Silva. “Cada supervisor e demais líderes de operações de crédito e cobrança precisam compreender a importância de seu papel para o sucesso das estratégias globais de sua empresa onde atua, pois, mesmo atuando entre o nível tático e operacional, ele contribui para o alcance dos objetivos da organização”, comenta.
Uma vez que muitos já passaram pela função antes de serem promovidos, eles podem ajudar de forma muito mais eficaz no desenvolvimento dos operadores, segundo Sabrina Silva, call leader da Luandre. “Geralmente pessoas que assumem esse cargo são pessoas que cresceram e se desenvolveram na área, já tendo atuado como operadores, monitores, e pela desenvoltura apresentada fideliza e compartilha da maneira de atendimento perante o time de trabalho. É de extrema importância o supervisor ter vivenciado situações do dia a dia da vida profissional dos operadores para ter uma percepção mais clara da vivência, usar da empatia é sempre o ideal para obter uma visão ampliada e generalista da realidade da equipe”, comenta.
Como o sucesso nas negociações é essencial, colaboradores precisam entender as necessidades da empresa e o supervisor entra assim para facilitar nessa questão, segundo Dora Ramos, diretora geral da Fharos. “O supervisor precisa conhecer e entender as expectativas e metas da empresa e conseguir transmitir aos colaboradores de maneira que as informações não se percam”, afirma.

E na sua opinião, qual o ponto de maior destaque no trabalho do supervisor de empresas de cobrança? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

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