O canal para quem respira cliente.

Equifax pronta para cadastro positivo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, anunciou que está pronta para a utilização do cadastro positivo no Brasil. A empresa, que atua em 15 países – 10 com o bureau positivo -, já está conversando com sete instituições financeiras brasileiras para formar um banco de dados comum. Um comitê entre estas instituições está sendo formado e, no final de setembro, a troca de informações deverá ter inicio.

 

Esse fato evidencia a preocupação e a necessidade destes bancos em estarem aptos a utilizar o novo serviço assim que a lei for sancionada pelo Presidente da República. Desde 2003, quando o primeiro Projeto de Lei sobre o tema foi publicado (PL 836/2003), o Brasil discute a utilização do cadastro positivo e os benefícios. Tema muito debatido nos últimos anos, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 19 de maio e agora segue para votação no Senado.

 

Atualmente, apenas os bancos de dados com informações negativas dos consumidores, que restringem o acesso ao crédito, podem ser usados no Brasil. Espera-se que com a aprovação do cadastro positivo, a inadimplência diminua, haja o reaquecimento do crédito e os consumidores adimplentes tenham acesso a taxas de juros menores, condizentes com seu perfil de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima