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Foco na conciliação

Com o intuito de evitar que a cobrança chegue ao cunho judicial, muitas empresas de cobrança investem em tecnologia, treinamento e na administração financeira para orientar os clientes. Segundo Simone Vicentini, diretora da Flex Empresarial, é preciso utilizar essas ferramentas em conjunto para que se obtenha um resultado positivo na hora da negociação. “Paralelo aos treinamentos, indispensáveis para êxito, utilizamos amplamente o TI com contatos por meio de redes sociais como Whatsapp, e-mail, SMS”, comenta.
Para Simone, o essencial é entender as necessidades, tanto do cliente quanto da empresa. Por isso, o melhor método para que a negociação seja efetivada, é sempre ter como foco a conciliação. “Nossa finalidade é conciliar para uma negociação favorável. Para isto temos como regra a clareza, empatia, assertividade, pleno conhecimento dos fatos, mantendo o foco”, afirma.
Além disso, na opinião da diretora, as cobranças jurídicas ajudam as empresas a crescer, e assim, desenvolver-se melhor no que diz respeito ao comportamento na hora de realizar esse processo. “Fazemos de cada negociação uma oportunidade de aprendizado.”, afirma. A empresa deve também, durante o processo, mostrar perseverança em negociar, mas sem perder o respeito com o cliente. “É possível ser firme e cortês”, ressalta Simone.

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