Foco total estratégico!

0
2
Trabalhar em uma empresa de cobrança significa lidar com metas e resultados. Por isso, para garantir a concretização das estratégias, as companhias precisam ter colaboradores preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. É nesse sentido que a educação corporativa vem para auxiliar. Segundo Caroline Calaça, diretora da Development, essa expressão significa promover um alinhamento entre as estratégias que a empresa pretende atingir, o conhecimento que necessita adquirir para concretizar esses intentos e as competências a serem desenvolvidas nas pessoas que deverão executar as tarefas. “Educação corporativa é muito mais amplo do que simplesmente realizar um treinamento pontual. O alvo seria treinar as pessoas certas continuamente de forma sistemática não apenas para que adquiram maior competência técnica, mas também comportamental”, comenta.
A importância de investir nela, segundo Caroline, é se destacar no mercado, tornando-se assim, mais competitiva e criar diferenciais consistentes em relação aos concorrentes. “Uma das grandes oportunidades é uma atuação mais profissional, atendimento diferenciado, aumento da fidelização de seus clientes, construção de uma cultura organizacional difundida e como resultado final, mais competente e mais lucrativa”, explica. Na Localcred, por exemplo, a educação corporativa já é prioridade. “Buscamos formar profissionais aderentes à ética e à tradição da empresa. Isso começa dentro de casa, no desejo de sentir-se bem e valorizar o clima organizacional. Na continuidade, avançamos para a cordialidade do atendimento ao cliente, com uma simples orientação de segurança, atenção ao prazo do pagamento dos boletos, cuidados adicionais com os e-mails suspeitos, bem como acreditar no desenvolvimento pela educação”, explica Marcos Ariante, diretor de Recursos Humanos da Localcred.
Já para Alex Sandro Pinho, diretor operacional da Support Cred, a grande vantagem de educar os colaboradores de uma empresa de cobrança com a educação corporativa é prepará-los para atuar de forma específica para esse mercado. Ela é um diferencial competitivo em uma empresa de cobrança, segundo Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred, pois serve como estrutura para uma aprendizagem que vai além das fronteiras do aprendizado técnico dos colaboradores. “Procuramos desenvolver dentro da nossa universidade corporativa estudos focados na nossa cultura organizacional alinhada com o cotidiano pessoal e profissional do colaborador”, explica. 
No entanto, tão importante quanto, é estender o conceito de educação corporativa para toda a empresa, trabalhando-a também com os gestores. De acordo com Sônia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, esses profissionais precisam entender o mercado da empresa em que atuam, suas funcionalidades e o desempenho organizacional, direcionando assim, recursos para contribuir estrategicamente na conquista de metas. “Eles devem estimular os colaboradores a participarem dessa prática de educação e difundir a sua importância tanto para o lado profissional quanto pessoal”, comenta.
No que diz respeito aos desafios para implementar esse conceito dentro das empresas, Márcio Silva, consultor da Corporativa Brasil, coloca a necessidade de quebrar o paradigma do foco de desenvolver apenas qualificações isoladas, ou treinamentos para ´apagar incêndios´. “Devemos disseminar uma verdadeira cultura organizacional de aprendizagem contínua, e o modelo educativo da educação corporativa parece ser o caminho”, esclarece.
E na sua opinião, quais os benefícios de trabalhar a educação corporativa em uma empresa de cobrança? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

Leia também as matérias exclusivas do especial:


Apesar de garantir resultados satisfatórios, conceito de educação corporativa ainda é equivocado entre empresas
Conceito de educação corporativa chega às empresas de cobrança que desejam melhorar estratégias
Empresas do setor de cobrança começam a enxergar importância da educação corporativa
Gestores também precisam entender conceito de educação corporativa para auxiliar colaboradores e atingir resultados
Com educação corporativa, empresas do setor preparam colaboradores para atuar de forma mais específica

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNo rastro das feras!
Próximo artigoParabéns, pra você!