Fundo de aval para franquias

0
3
Com o objetivo de fomentar o segmento de franquias no Brasil, a ABF, Associação Brasileira de Franchising em conjunto com o Sebrae apresentou o FAMPE Franquias,  Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas. O intuito do fundo de aval é facilitar o acesso de pequenos negócios a financiamentos, por intermédio de garantias complementares, em operações de crédito contratadas junto a instituições financeiras conveniadas.
O fundo de aval FAMPE Franquias pode garantir até 80% dos financiamentos dos franqueados juntos aos bancos credenciados.  Os bancos Bradesco e Santander já iniciaram o processo de conveniação com o SEBRAE para disponibilizar o produto em sua rede de atendimento. 
Com a disponibilização do FAMPE, o Sebrae contribui para diminuir as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam ao atender aos pré-requisitos adotados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento, em especial garantias que é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito produtivo.
O Sebrae atua especificamente como avalista, sendo o FAMPE um serviço destinado a oferecer garantias complementares, exclusivamente a pequenos negócios, cabendo à instituição financeira conveniada realizar todo o processo de concessão de financiamento. O FAMPE é um fundo de aval, não um seguro de crédito.