Impactos da portabilidade

0
15
Quando falamos sobre a portabilidade de crédito, logo pensamos em quais serão os impactos da ação para esse mercado. Uma dessas mudanças é o aumento da competitividade entre os bancos, afinal, os clientes terão o benefício de transferir o financiamento para a instituição que lhe oferecer menor taxa de juros, como destaca o economista pela USP-RP e professor do curso de MBA em Gestão Financeira do Unisal, José Luiz Rampazo Filho. “É muito importante o consumidor pesquisar, uma vez que, com a possibilidade de portabilidade do financiamento imobiliário, a assimetria de informações do consumidor tende a diminuir, levando uma melhor formação de preços”, afirma.
Além disso, segundo o professor, com essa maior competitividade entre os bancos, haverá barateamento do crédito, já que o financiamento ficará mais vantajoso para os clientes. “As novas regras de portabilidade têm como principal aspecto baratear o crédito. Qualquer redução na taxa de juros para o consumidor significará uma economia no valor total pago”, comenta Rampazo. 
Para o economista, as principais vantagens da portabilidade para os bancos é que eles terão como diminuir os riscos das operações, além de estreitarem o relacionamento com os clientes. Porém, também é preciso haver cautela por parte do consumidor, já que as instituições financeiras farão de tudo para mantê-los como clientes. “O consumidor tem que se atentar aos prazos, as informações solicitadas pelo banco e o seu histórico de relacionamento e, principalmente, a resistência dos bancos. Eles forçarão ao máximo para que o cliente não migre seu produto para outra instituição financeira”, afirma José Luiz.