Inadimplência: momento de mudanças?

0
1
O ano de 2015 promete uma “ressaca financeira”, já que 2014 foi considerado um ano muito tumultuado. Com isso, os consumidores devem se tornar mais responsáveis com suas finanças nesse ano. De acordo com Francisco Pereira, CEO da Agyx! Cobranças, a cautela por parte dos clientes tem sido observada desde o último trimestre de 2014. “Observamos grandes mudanças no modo de inadimplência, com relação à pessoa física que utiliza cada vez mais o cartão de crédito, porém alternando com o cartão de débito”, diz.
Para esse ano, Pereira acredita que o nível de inadimplência deve ter uma redução considerável, principalmente devido às novas estratégias adotadas por grandes magazines de venda de produtos diversos. “A Black Friday antecipou os gastos do 13º salário na compra de equipamentos para o lar, oferecendo muitos atrativos para pagamento à vista ou no cartão de crédito, portanto, acredita-se que a inadimplência será centralizada em poucas modalidades de crédito”, afirma.
Segundo o executivo, isso deve promover mais a educação financeira e orientar os consumidores a renegociarem suas dívidas. “Com tantos atrativos, facilidades e desconto na oferta de produtos o brasileiro continua com a tendência de não utilizar seus rendimentos extras (caso do décimo terceiro) para pagamento de dívidas, iniciando o ano com dívidas à negociar”, comenta.