Inadimplência volta a subir

0
2

O número de novos registros de inadimplentes subiu 2,4% em novembro na comparação com outubro, segundo dados da Boa Vista Serviços. No período acumulado de janeiro a novembro de 2011, o número de novos registros de inadimplentes apresenta alta de 23,2% na comparação com o mesmo período de 2010. Quando comparado o mês de novembro de 2011 com o mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 24,6%.
A análise regional dos registros de inadimplentes demonstra que a região Centro Oeste é a que apresenta maior variação no período acumulado (janeiro a novembro), com alta de 25,9%. Já a região Nordeste apresentou a menor alta de registros, com um crescimento de 21,5%.  Na variação mensal, quando analisada a série com ajuste sazonal, a região Centro Oeste também foi a que apresentou o maior aumento, 6,9%. A região Nordeste apresentou a menor variação (0,9%).
 
No que se refere à recuperação de crédito – exclusão dos registros de inadimplentes – houve aumento de 17,1% no período acumulado de janeiro a novembro de 2011 em relação ao mesmo período de 2010. Já a variação mensal registrou um aumento de 7,6%, após dois meses consecutivos de queda. O indicador apresentou forte crescimento no mês, refletindo a tendência observada nos últimos meses do ano de renegociação de dívidas e retomada do crédito.