Inovação no processo de cobrança

0
23



Utilizar novos meios de contato, além dos canais tradicionais de cobrança, como por exemplo mala-direta e ligações telefônicas, é uma das formas de implantar uma operação eficiente de cobrança de clientes inadimplentes. Esta foi a estratégia que a administradora de cartões, Sorocred, colocou em prática para complementar, reforçar e inovar nos procedimentos de cobrança, disponibilizando, inslusive, o serviço de parcelamento de dívidas por meio de mensagem de texto via celular. De acordo com Wilson Justo, diretor de marketing da Sorocred, esta ação possibilita que clientes devedores, saibam os valores dos débitos e também façam, por meio do próprio SMS, o parcelamento da dívida. “As etapas são as seguintes: 1 – Enviamos o valor atual da dívida e avisamos sobre a possibilidade de parcelamento por SMS, já a partir daquela mensagem; 2 – O cliente responde pedindo mais informações e, então, enviamos três planos de pagamento; 3 – O cliente escolhe um dos planos e enviamos o aceite com informações detalhadas sobre o parcelamento escolhido, inclusive, posteriormente, via correio; 4 – O cliente reafirma o aceite e recebe orientações de como e quando pagar a 1ª parcela em uma casa lotérica. Informamos que um carnê com as demais parcelas seguirá para o seu endereço de cadastro”, explica o executivo.


Segundo Justo, podemos entender como uma operação eficiente de cobrança aquela centrada no contato com o cliente inadimplente, sendo que, quanto maior for o intervalo  entre os contatos, menor os resultados efetivos da cobrança, enfatiza o diretor. “Explorar todos os canais de comunicação possíveis é uma excelente forma de buscarmos a eficiência na cobrança, e o SMS vem se mostrando um meio muito ágil para os contatos, tendo em vista a ampla utilização do celular em todas as camadas da população, e o fato, um tanto óbvio, que mostra que o celular, diferentemente do fone fixo, tem chance muito maior de alcançar o cliente a qualquer hora e lugar”, reforça.


Para dar início a esta nova modalidade de cobrança, durante um ano a Sorocred passou desenvolvendo a cobrança por SMS, sem a opção de parcelamento, somente como forma de aviso de cobrança e oferecimento de outros canais de contato para o devedor. ” Os departamentos de Cobrança e de  Marketing estão à frente deste projeto. Quando os resultados dos avisos por SMS se mostraram consistentes, saímos em busca de uma forma de potencializar a ferramenta, e chegamos ao parcelamento. Hoje, atua como  um projeto piloto do parcelamento, que vem se mostrando bastante eficiente”, acrescenta e conclui.