A partir de hoje (26/02), os empresários com dificuldades para gerenciar as contas a receber contam com um novo serviço que facilitará a administração do negócio. O Itaú lança a Cobrança Expressa, com a qual é possível conciliar o baixo volume de títulos ao uso de sistemas de gestão de cobrança. O serviço beneficiará pequenas empresas e profissionais liberais, de administradores de condomínios e escolas a dentistas e advogados, um público que normalmente não tem estrutura para investir em softwares de cobrança ou na contratação de profissionais dedicados ao setor.
“Esta é uma área crítica, pois as empresas que emitem boletos em pequena quantidade ou pontualmente muitas vezes deixam este trabalho com profissionais não especializados, o que pode levar a erros na emissão da cobrança e no controle dos recebimentos”, afirma Angelo Russomano Fernandes, superintendente do Itaú.
A partir de pesquisas realizadas com os clientes deste perfil, o Itaú desenvolveu a Cobrança Expressa, onde todo o processo é rápido e gerenciado on-line, sem a necessidade de geração de arquivos por softwares adicionais ou sistema próprio. O site do Itaú armazena as bases de dados e instruções permanentes, como juros e multas, facilitando as futuras emissões de boletos, evitando inconsistências no envio de arquivos e permitindo a identificação do perfil de cada cliente. Os boletos podem ser enviados diretamente ao e-mail dos clientes, sem necessidade de impressão ou despesas adicionais com postagem.
As informações armazenadas podem ainda ser usadas para facilitar a personalização das cobranças, com descontos ou multas de acordo com o histórico de pagamento dos clientes. “O que pode parecer simples à primeira vista oferecerá a este público, na prática, um grande ganho na produtividade e no relacionamento com os clientes”, acredita Fernandes. A contratação da Cobrança Expressa é feita no site do Itaú, com acesso pela conta corrente da pessoa jurídica, e o serviço fica disponível imediatamente após a contratação.