Mais consciência, menos impulso

0
7
A falta de administração e planejamento talvez seja um dos maiores motivos para a causa da inadimplência entre as pequenas e médias empresas. Essa é a opinião de Claudio Gonçalves, professor do curso de administração na Universidade Anhembi Morumbi. Para ele, na maioria das vezes, as empresas recorrem aos agentes financeiros para pedir concessão de linha de crédito da maneira errada. “As empresas querem ter acesso ao crédito para resolver um problema causado pela falta de gestão no capital de giro. Em muitos casos não sabem qual é o tamanho da necessidade de capital de giro”, explica.
Segundo Gonçalves, os empresários estão sempre dispostos a tomar empréstimos, mesmo que, muitas vezes, essa não seja a melhor alternativa. “Quando surge oportunidade de crédito, os empresários aceitam, mesmo que seja caro e mesmo sabendo que a conta não fecha. É a cultura de empurrar o problema com a barriga até o limite, quando vem a inadimplência”, afirma.
Para evitar esse cenário, na opinião do professor, o principal é realmente trabalhar em uma gestão mais organizada. Para Gonçalves, as empresas que perceberem os benefícios das boas práticas de governança e gestão vão colher bons frutos no seu dia-a-dia. “Gestão do capital de giro é fundamental. O empresário precisa saber qual é a necessidade de capital de giro de sua empresa. Precisa cuidar das finanças da empresa e da contabilidade de forma a se apresentar para o mercado de forma transparente”, comenta.