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As empresas de cobrança estão em constante busca de ferramentas que possam tornar as operações cada vez mais rápidas e eficientes, para que seus clientes estejam cada vez mais satisfeitos com seu serviço. Nesse sentido, o uso de soluções de inteligência analítica tem se mostrado um importante aliado na busca por processos mais eficazes de cobrança. Tanto que a ferramenta já tem se tornado fundamental, como aponta o professor e doutor, Emilio “Pitico” Vieira Neto. “A utilização da inteligência analítica nas atividades de recuperação de dívidas é essencial para acelerar o processo e promover a sua evolução nas demais carteiras e parceiros”, pontua.
Um dos ponto onde essa tecnologia pode contribuir é na trabalho dos operadores, segundo Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL. Ele explica que esse tipo de solução permite que o profissional saiba o perfil do que ele vai atender, permitindo preparar sua argumentação, e com isso tendo ganhos na negociação. Com isso, a relação com os devedores é beneficiada, já que as informações conquistadas podem ajudar a personalizar o contato. “A inteligência analítica em conjunto com as tecnologias digitais ajuda a otimizar o contato com o cliente e personalizá-lo por meio do banco de dados. Essas informações são a base para uma nova estratégia de abordagem mais assertiva já que a personalização do contato traz confiabilidade e parceria”, afirma Alexandre Rodrigues Pereira, sócio e diretor comercial da Localcred.
Motoda acrescenta que além de ajudar na recuperação de crédito, essas soluções analytics podem ajudar as empresas de muitas outras formas. “As estratégias podem visar também fornecer informações relevantes aos clientes para que sirvam de base para outras ações, sejam na própria cobrança ou até mesmo adequando outros procedimentos, inclusive no processo de venda e/ou concessão de crédito”, comenta. Assim, além de garantir operações mais eficientes, seu uso pode destacar a empresa das concorrentes. “A solução de analytics na empresa apresenta grande valor ao negócio, pois transfere o foco da busca pela informação para a busca pela melhor resposta”, completa Pitico.
No entanto, um desafio para a implantação das soluções analytics nas empresas ainda é a falta de profissionais preparados para lidar com a tecnologia de forma a tornar os processos mais fáceis, segundo o diretor do Grupo KSL. Para lidar com isso, a empresa dele, por exemplo, procura investir nessa área. “Investimos em tecnologia própria e capital humano treinado e focado em oferecer soluções, que sejam relevantes para todos os envolvidos, desde a operação de cobrança e principalmente nossos clientes”, afirma.

Qual a maior vantagem do uso da inteligência analítica pelas empresas de cobrança? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

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