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O novo Cadastro, Positivo para todos?



Para as empresas, a probabilidade de maior segurança ao ofertar crédito. Para os consumidores, a possibilidade de ter sua pontualidade de pagamento explorada e reconhecida. O Cadastro Positivo reconfigura o cenário de concessão de crédito ao ampliar as ferramentas de consultas para isso. Antes, considerava-se somente os dados coletados pela própria empresa e os cadastros no Serviço de Proteção ao Crédiro ou Serasa que identifica a inadimplência. Mas, qual é a precisão? Haja vista que uma única conta em atraso pode levar o cliente ao rol dos inadimplentes. Já o Cadastro Positivo considera o histórico mais amplo do consumidor e premia a pontualidade com uma série de benefícios.

 

Geralmente as empresas eram obrigadas a considerar a falta de pagamento das parcelas de um produto financiado ou na concessão de crédito. O Cadastro Positivo traz vislumbres de redução da inadimplência e com isso, possibilidades para ofertar com maior assertividade e competitividade. A opinião dos especialistas entrevistados nesse Especial é unânime: a implantação efetiva do Cadastro Positivo trará um ciclo virtuoso de concessão de crédito responsável e sustentável para o mercado brasileiro.

 

À medida que os inadimplentes passarem, atraídos pelo Cadastro Positivo, para o rol dos adimplentes, todos sairão ganhando. Esta é a tendência do mercado, avalia        Dr. Luiz Felizardo Barroso presidente da Cobrart Gestão de Ativos. “Impelidos pelos benefícios concedidos aos adimplentes, os inadimplentes nem que precisem recorrer a cursos de educação financeira, tendem a mudar de lado e é possível até que depois de se autodisciplinar, passem também a poupar”, vislumbra o especialista.

 

O cenário do País é favorável à implantação do projeto. “As empresas hoje se convenceram da necessidade do Cadastro principalmente ao observar o panorama da inadimplência no Brasil e o nível crescente de comprometimento das famílias. São necessários projetos estruturantes como este para que seja dado um novo passo em direção ao crédito sustentável”, acredita Vander Nagata, superintendente da Serasa Experian.
 
Apesar dos benefícios iminentes ao Cadastro Positivo, o mercado ainda se mostra tímido na adesão do novo modelo e os consumidores temem que a exposição dos dados possa delatar seus hábitos de consumo e atrair ofertas inconvenientes. Quanto aos receios, Dorival Dourado presidente da Boa Vista Serviços assegura: “O consumidor estará totalmente seguro e sairá fortalecido. Ele passa, com o Cadastro Positivo, a ser o condutor de sua vida creditícia. Não tenho a menor dúvida de que os maiores beneficiados serão as pessoas da nova classe C, assim como as da classe D e, ao longo do tempo, as da classe E”, finaliza.

 

Aproveite para responder à enquete: você acha que o Cadastro Positivo traz reais benefícios para ambas as partes do mercado – empresas e consumidores?

 

Acompanhe também o que foi publicado no Portal Crédito e Cobrança sobre o Cadastro Positivo:

 

O novo paradigma da gestão de crédito
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Benefícios mútuos
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Cadastro Positivo, uma ampliação da análise
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Conheça melhor os clientes
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