Percentual de cheques devolvidos cai em junho

0
3



O número de cheques devolvidos (2ª devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados na economia foi de 1,98% em junho de 2012, o que representa uma queda em relação ao mês de maio deste ano, quando essa proporção atingiu 2,15%.



Este percentual, no entanto, é maior do que o registrado em junho de 2011, quando o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,90% do total de cheques movimentados. No acumulado do ano até junho, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,03% contra 1,90% no mesmo período de 2011. É o maior percentual no acumulado do primeiro semestre desde 2009 quando atingiu 2,25% para o período.



Dados coletados mostram também que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) no mês de junho caiu 15,9% em relação a maio de 2012. No mesmo período houve uma queda menor dos cheques movimentados (-8,5%), contribuindo para a melhora (diminuição no percentual) do índice.Em comparação a junho de 2011, observa-se uma queda de 9,8% no total de cheques devolvidos, e uma diminuição de 13,5% nos cheques movimentados.



No acumulado do ano, também houve queda tanto no número de cheques devolvidos (-3,6%), quanto no número total de cheques movimentados (-9,8%). Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo mês do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 11% menor, enquanto para pessoas jurídicas foi 6,4% menor. O gráfico 2 mostra a evolução das oscilações citadas.



No mês de junho, tanto o número de cheques devolvidos diminui como sua proporção sobre os cheques movimentados. Os indicadores de registros e protestos seguiram a mesma direção, mas a tendência de alta no ano ainda permanece. Assim como outros indicadores de inadimplência, este indicador é influenciado pelas incertezas do cenário econômico externo e seus reflexos sobre a economia brasileira. Novas medidas de incentivo à utilização do crédito, e a perspectiva da continuidade da redução da taxa de juro básica ao longo de 2012, podem ser fatores que venham a contribuir favoravelmente para a melhoria deste índice.