Por um cliente responsável

0
21
As instituições financeiras estão muito convidativas na oferta de crédito, o que tem ajudado a desenvolver esse mercado no país. E o cliente se atrai ainda mais quando falamos de crédito consignado, considerando as vantagens que ele oferece. “Hoje, o mercado de crédito está muito desenvolvido no país, com as instituições financeiras oferecendo diversas opções para empresas que buscam esse benefício para os colaboradores e as taxas de juros oferecidas são bastante convidativas, sendo que as garantias de recebimento dessa forma de crédito são muito maiores do que as demais, pois o desconto das parcelas se dá direto na folha de pagamento”, afirma Reinaldo Domingos, da Educação Financeira DSOP.
No entanto, apesar dos inúmeros benefícios, Domingos diz que é preciso ter responsabilidade antes de assumir qualquer empréstimo, já que o intuito de um crédito consignado é resolver a vida do consumidor, e não lhe causar ainda mais dívidas. “O número de colaboradores de empresas, aposentados e pensionistas que pedem empréstimos com desconto em folha de pagamento é muito alto, o que faz com que essa se torne uma das principais formas de endividamento da população”, afirma.
Por isso, para que haja conscientização, o economista acredita que as instituições financeiras devem investir mais na educação financeira dos seus consumidores, para evitar, portanto, que haja prejuízo para os envolvidos no processo do empréstimo. “Com a educação financeira, esse problema se minimiza, pois as pessoas perceberão que o problema não é estar endividados, principalmente quando isso está relacionado a realização de sonho. O real problema são os consumidores não terem controle e capacidade de arcar com esses créditos”, comenta Domingos.