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Pravaler aposta no uso de chatbot

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De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, realizado em 2017 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos oito milhões de estudantes que fizeram a matrícula em cursos de graduação ou pós-graduação no País, mais de um milhão utilizaram o crédito universitário para concluir os estudos. E o número só não é maior porque os jovens têm muitas dúvidas sobre este tipo de programa. Pensando nisso, o Pravaler decidiu automatizar, com chatbot, o processo de pedido e liberação do crédito universitário. Para isso, contou com a Zenvia.
A empresa percebeu que muitos estudantes avançavam no funil de vendas, mas não emitiam o contrato. Por isso, procurou um chatbot ativo, bem descontraído, para alertar os alunos sobre a última etapa. Desde o início da operação, em janeiro desse ano, o chatbot vem mantendo a média de 50% de emissão de contratos, acima do processe anterior, explica Thiago Soares da Silva, coordenador de Conversão do Pravaler.
Para ele, o principal benefício do chatbot é a otimização dos processos, com redução dos custos operacionais, além da maior facilidade para os clientes. “O nosso aluno é muito digital e prefere interagir por meio do mobile. Por isso, quanto mais digital for o Pravaler, maior será o engajamento do aluno. Com o chatbot, estamos utilizando o canal adequado para nosso público”, diz o coordenador. E completa: “O chatbot tem demonstrado ser uma excelente ferramenta de conversão, pois oferece escalabilidade, torna os processos mais eficientes e potencializa os resultados”, resume.
Com base nos resultados conquistados, a próxima meta é disponibilizar o chatbot por WhatsApp e incluir inteligência artificial, com IBM Watson, para responder dúvidas frequentes. “Estamos trabalhando em conjunto para que o Pravaler possa oferecerem breve, a interação com chatbot para envio e confirmação de documentos, além de segmentação de faculdades no processo de contratação e recontratação. Assim, os alunos/clientes terão uma experiência de compra muito mais ágil e completa, sem sair da conversa com o chatbot”, diz Fábio Matias, diretor de Negócios da Zenvia.

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