Quem é o tomador de crédito?

0
0

Para definir o perfil do consumidor que mais demanda crédito atualmente, podemos considerar dois grandes grupos, segundo Abelardo Sobrinho, diretor de negócios do Sicoob Confederação. “No primeiro grupo temos os consumidores que tomam crédito para satisfazer a necessidade de consumo”, diz Sobrinho, sobre o público que utiliza a modalidade de crédito tipo CDC ou Crédito Consignado, por exemplo. Segundo ele, essas concessões são denominadas de recursos livres. “O outro grupo é de consumidores que demandam o crédito via recursos direcionados, como os financiamentos para a aquisição da casa própria”, complementa.
Segundo o especialista, de acordo com pesquisa da Febraban sobre a evolução do crédito, o crescimento com recursos direcionados (22,9%) apresenta uma expansão bastante superior em relação ao crescimento do crédito com recursos livres (12,8%), comparando fevereiro de 2013 a fevereiro do ano passado. Para Sobrinho, dois fatores contribuem para o aumento na busca por crédito. “O sonho do consumo dos bens duráveis (carro e a casa própria) e a necessidade de cobrir as despesas correntes da família”, diz.
Sobre a evolução na demanda de crédito para esse ano, o especialista afirma que o quadro é de expansão. “O Sistema Financeiro Nacional trabalha com uma expectativa de 16% de evolução no saldo global das operações de crédito para 2013. Os créditos com recursos direcionados devem expandir 19,3%, ao passo que os créditos com recursos livres devem apresentar uma expansão de apenas 12,8%. O crédito imobiliário, principalmente, seguido do leasing para veículos e, por último, o CDC e o cheque especial, serão as principais modalidades utilizadas no crédito em 2013”, declara. O diretor acredita em expansão, porém um pouco mais lenta em relação aos anos anteriores. “A expectativa de crescimento é de 24,36% de crédito para o ano de 2013”, conclui.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSem perder nada!
Próximo artigoSugar CRM anuncia o preview do Sugar7