O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Reflexos da crise

A maioria dos consumidores brasileiros (84%) planejam economizar mais em 2015 mudando o padrão de consumo, aponta a 3ª onda da pesquisa trimestral realizada em conjunto pela Acrefi, Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, e TNS Brasil, empresa global de pesquisa de mercado. A grande maioria (92%) disse que a inflação impacta na decisão quanto a novos financiamentos e que já estão mudando os padrões de consumo. O lazer foi o padrão de consumo que mais teve impacto para 83% dos entrevistados, seguido de vestuário (77%), alimentação (76%), transporte (46%), saúde (40%), educação (35%) e outros (2%). 
A pesquisa apontou alta de 84% ante 76%, em abril, na intenção de não fazer um financiamento em 2015.  Entretanto, aquisição de móveis (49%), carro (50%) e eletrodomésticos (20%) continua nos planos dos brasileiros. Em seguida aparece empréstimo pessoal (20%) e o crédito consignado (9%). Para aquisição dos bens citados, 35% dos entrevistados buscariam como forma de financiamento o crédito automotivo, 28% optariam pelo imobiliário, 34% pelo crédito direto ao consumidor (CDC) e 23% pelo consignado.
Além disso, o levantamento constatou que aumentou a proporção de consumidores com algum tipo de dívida: 68% frente a 62% em abril.  75% das pessoas declararam ter dívida de cartão de crédito, 29% de carnê/boleto, 21% de financiamento de carro, 18% de financiamento imobiliário, 15% de CDC, 3% de leasing e 3% declaram ter outros tipos de dividas. 
Em relação a pergunta sobre a expectativa de melhora na situação econômica do País, 33% dos consumidores disseram não saber quando essa melhora virá, apenas 5% acredita em uma melhora a partir do segundo semestre deste ano, 32% espera uma melhora a partir de 2016 e 17% acredita que só sentirá melhora em 2018. 
A pesquisa ouviu mais de 1 mil pessoas de todas as regiões do País, com idade entre 18 e 65 anos, sendo 54% mulheres e 46% homens, e captou o comportamento da população nos primeiros meses de 2015 e perspectivas de consumo, crédito e financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima