SCPC cresce 10,9% em outubro

0
1



O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede o movimento das vendas a prazo, registrou alta de 10,9% em outubro, comparado com igual período em 2009 – e com um dia útil a menos. Segundo o SCPC, esses dados refletem a continuidade do avanço do crédito no País, o alongamento de prazos promovidos pelo varejo na área de bens duráveis e a grande oferta de produtos importados a preços atrativos.

 

As consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista) subiram 7,9% (na mesma base de comparação entre períodos). Destaca-se que as vendas foram impulsionadas pelo aumento da massa salarial e pelos descontos concedidos pela forte concorrência de produtos importados, tornando o mercado favorável ao consumidor.

 

Os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram alta de apenas +1,7% em outubro, comparado com igual período em 2009, em um ritmo bem inferior ao crescimento das vendas a crédito de +10,9%. Enquanto isso os registros cancelados (carnês quitados e/ou renegociados) na mesma comparação entre períodos, apresentam forte crescimento de +8,2%, impulsionados pela abundância de crédito e pela geração de novos empregos formais, facilitando a renegociação de dívidas.