Segurança nas cessões de crédito

0
6



Desde 2011, a Tivit, empresa de serviços integrados de TI e BPO, é a processadora do sistema C3 para a cessão de crédito da CIP, Câmara Interbancária de Pagamentos. Para implementar o modelo, a CIP -que tinha como objetivo ampliar a segurança das operações de cessões de crédito interbancárias, reduzindo riscos e evitando que o mesmo crédito fosse negociado simultaneamente com duas ou mais instituições financeiras- firmou acordo com a Tivit para duas áreas de negócios: Sistemas Aplicativos e Terceirização de Infraestrutura de TI.

 

O processo da C3 é totalmente automatizado, garantido maior segurança, de acordo com Joaquim Kavakama, superintendente geral da CIP. “O C3 contribui para aumentar a liquidez das operações de cessão de créditos para as instituições geradoras de contratos; reduz o custo de capital; dá mais segurança às instituições que fornecem funding, assim como dá transparência aos reguladores e supervisores às operações realizadas”, revela o executivo em entrevista exclusiva ao Portal Crédito e Cobrança. Ele explica que, em longo prazo, as medidas podem contribuir com a redução nos custos e, consequentemente, nas taxas de juros para os tomadores de crédito.

 

“A C3 é uma infraestrutura de mercado que aprimora o controle das cessões de crédito. Só em março deste ano as cessões corresponderam a R$ 4,16 bilhões, demonstrando sua importância sistêmica”, informa Kavakama, indicando que tanto os agentes quanto os consumidores do crédito são beneficiados pelo modelo. “Nossa expectativa é que outras modalidades de crédito também possam integrar o sistema, ampliando ainda mais nossa atuação”, prevê Jose Gadanha, vice-presidente da Tivit.