Sicredi apoia expansão em solução SAP



O Sicredi – Sistema de Crédito Cooperativo colocou em prática o plano de crescimento no mercado financeiro, que tem como meta triplicar o volume de ativos e o número de associados no período de cinco anos. Para atingir os objetivos, uma das iniciativas da instituição foi reforçar e reestruturar a área de TI. “O projeto de implantação do SAP ERP integra o plano transformação da TI do Sicredi para os próximos quatro anos, o qual conta também com o apoio da Accenture para integrar o projeto e da Stefanini IT Solutions para implementar a solução Mastersafe”, afirma Denilson Mascarenhas, diretor executivo de TI e serviços do Sicredi.

 

No processo de reestruturação, se decidiu pela substituição da solução de gestão empresarial. “Até então, utilizávamos um sistema próprio para gestão contábil”, destaca o executivo. Depois de avaliar no mercado, a instituição escolheu o SAP ERP. “Nossas soluções ajudarão muito a instituição em seu plano de expansão e na definição de estratégias de crescimento de médio e longo prazos”, conclui Guilherme Bujes, diretor da área de financial services da SAP Brasil.

 

Além disso, a SAP possuia o know-how para uma implementação do porte e complexidade da instituição. São 130 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em dez Estados das regiões Sul. Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, além do próprio Banco Cooperativo e das empresas controladas (administradora de cartões, de consórcios e corretora de seguros), responsáveis pela orientação estratégica da organização. Até agora, cada uma delas apresenta seus próprios números. Embora já opere com praticamente todos os produtos disponíveis no mercado, incluindo depósitos à vista e a prazo, poupança, seguros e consórcios, a meta de expansão da instituição exige uma oferta ainda maior.

 

“Com o SAP, o Sicredi pretende reduzir riscos, otimizar processos operacionais, centralizar a contabilidade das cooperativas de crédito e padronizar e automatizar os processos contábeis e tributários”, adianta Mascarenhas. O projeto de implantação do SAP começará em oito cooperativas. A expectativa é que o Go-Live se dê já no primeiro trimestre de 2010. Então a solução será expandida, em etapas, às demais filiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima