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Tecnologia necessária

Ter e manter os dados dos clientes atualizados é importante para todas as organizações. No mercado de recuperação de crédito, onde localizar o cliente é a base para fazer o negócio funcionar, ter uma ‘mãozinha’ da tecnologia se torna essencial. Pensando nisso, as empresas do setor têm investido cada vez mais em soluções para análise e estruturação de suas bases de dados. Segundo Mario Cervi, diretor de operações da Assesso Engenharia de Sistemas, nesse mercado, a credibilidade, consistência e disponibilidade dos dados são critérios fundamentais para garantir, principalmente, a adequação dos dados às necessidades dos clientes. “Este é um setor que demanda fortemente a consolidação de dados de diversas fontes, sejam elas internas das próprias empresas ou bureaus de informações de crédito, o que as leva a investir em ferramentas eficazes de consolidação”, afirma.
De acordo com Cervi, a adoção de um processo que monitore e incremente o nível de qualidade das informações é fundamental nas empresas dessa natureza, pois essas empresas enfrentam o desafio de administrar muitas informações das diferentes fontes, com diferentes padrões, regras e significados. “A tecnologia das ferramentas de qualidade de dados possibilita que as empresas possam analisar o nível de qualidade das informações recebidas, padronizá-las e consolidá-las de maneira que se tornem aptas para serem consumidas por seus clientes”, comenta.
A implantação de processo de qualidade de dados, segundo o executivo, no entanto, afeta todo o ciclo de vida da informação, do planejamento ao descarte dos dados, sendo assim requer a participação de todas as áreas da companhia. Por isso, o grande desafio é o engajamento da empresa. “Os processos, as tecnologias e principalmente, as pessoas são protagonistas decisivos para o sucesso do programa. Trata-se de um processo contínuo que exige acompanhamento e ajustes para que resultados efetivos sejam alcançados e assim, a empresa como um todo seja beneficiada”, esclarece.

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