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Tem vantagem aí?

Ninguém gosta de enfrentar problemas financeiros, mas ainda assim podem acontecer com qualquer um. Pior ainda quando são créditos diferentes… Cheque especial, cartão de crédito, financiamento. “Chega o final do mês e a pessoa possui tantas modalidades para pagar, com juros diferenciados, com datas de vencimentos diferentes, que essa falta de planejamento, acaba dificultando ainda mais para honrar os compromissos”, explica Marcello Gonella, professor da Universidade Anhembi Morumbi. Para ajudar os inadimplentes, o crédito consolidado passar a ser uma boa alternativa. Com ele é possível, como o próprio nome diz, consolidar todos os seus débitos de diferentes modalidades.
Apesar de não ser muito conhecido, as expectativas é que cada vez mais cresça seu uso. Com os benefícios da portabilidade de crédito, a tendência é que essa modalidade aumente, pelos benefícios que oferece, segundo Josilmar Cordenonssi, professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Por parte dos devedores as vantagens são inúmeras. Teoricamente há apenas um credor a pagar, ficando mais fácil de administrar, há redução do custo, pois muitas modalidades caras de crédito, como cartão de crédito, vão ser consolidadas em um grande contrato de crédito pessoal. E se o devedor oferecer garantias, esse custo pode ser reduzido ainda mais”, afirma.
De acordo com Cordenonssi, para muitos consumidores endividados, é uma chance de ouro para colocar a vida financeira em ordem. Já para os bancos que apostarem nesse segmento, é poder crescer junto a uma clientela que consome intensamente produtos financeiros e que podem ser fidelizadas. “O banco estará oferecendo um caminho para diminuir suas dificuldades financeiras. E essa experiência terá um forte impacto positivo e influenciará outras pessoas a serem clientes do banco”, comenta.
O desafio é mostrar aos consumidores esses benefícios. Tanto que, na visão de Karolina Coghe, professora de economia do Unisal, a falta de conhecimento dos consumidores é um dos principais obstáculos para que essa modalidade cresça. “Estabilidade nos empregos e planejamento financeiro são alguns desafios para a modalidade crescer, assim como a falta divulgação dos benefícios e da sua utilização”, esclarece.
Mas é importante que o cliente mantenha um bom relacionamento com o banco, já que esse tipo de concessão de crédito não oferece muitas garantias para as instituições financeiras, de acordo com Gonella. “É preciso ter um bom relacionamento e provar para a instituição que você vai ter um controle melhor com relação à sua receita e às suas despesas. Nesse sentido, o crédito consolidado realmente vale a pena”, afirma.

E na sua opinião, quais são as vantagens do crédito consolidado? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

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Tem vantagem aí!

Na ponta da operação, o profissional de cobrança é um dos principais pilares para o sucesso das estratégias de recuperação de crédito. E investir na sua capacitação se torna fundamental, pois, mais do que preparado para lidar com o cliente, o funcionário bem capacitado torna-se interessado em seu trabalho, segundo Sonia Maria Biagis, presidente da Liderança Cobranças. “O funcionário bem treinado fica satisfeito e motivado, rendendo mais, produzindo mais, oferecendo mais qualidade de serviço, menos reclamações e menos faltas no trabalho, ou seja, tem mais interesse em crescer junto com a empresa”, afirma.
Ela explica que qualificar o funcionário é mostrar-lhe a seriedade e preocupação do seu desenvolvimento e da aquisição de conhecimento, habilidades e competências úteis específicas. “E é de extrema importância o conhecimento para que haja claridade nas explicações argumentativas para com os clientes, ajudando na credibilidade transparecida na hora de recuperar o crédito”, pontua.
No processo de treinamento, Sonia explica que é imprescindível que haja uma sinergia entre o treinador e o grupo envolvido. Além disso, ela coloca como essencial a realização de checklist e uma equipe de tutores com ampla capacitação para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores – estes com autonomia para aplicação de feedback. “Já a continuidade das práticas ensinadas vem do conteúdo programático e a desenvoltura de todo o treinamento específico e bem estruturado, como por exemplo, o produto cobrado junto ao cliente”, afirma a presidente.

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