Um aliado, se bem planejado!

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Trabalhar com novas tecnologias é essencial para qualquer organização, até para não ficar para trás em relação à concorrência. Isso também vale no que diz respeito ao uso do e-learning para capacitar os colaboradores. Buscando economizar tempo e ter mais assertividade com os funcionários, a metodologia tem caído nas graças dos gestores de setor de cobrança. Nesse setor, onde é essencial ter colaboradores bem preparados, além do treinamento presencial, o on-line surge como uma ótima oportunidade, Alfredo Castro, sócio diretor da MOT Treinamento e Desenvolvimento Gerencial. “O uso do e-learning vem para auxiliar as empresas a conciliar os dois tipos de treinamentos. Combinar o melhor dos mundos. Você tem atividade presencial agregada com as ferramentas tecnológicas, e isso é o ideal”, afirma.
A diretora de operações da Avance RH, Sônia Nakabara, reforça essa ideia. Para ela, as empresas de serviços estão cada vez mais conscientes de que aderir ao e-learning melhora a dinâmica de trabalho e traz melhores resultados. “É uma forma ágil de treinar os colaboradores, utilizando os melhores cursos pertinentes ao core business da empresa. Esta ferramenta proporciona o rompimento de barreira geográfica, o curso pode ser feito de qualquer local do mundo a qualquer tempo”, explica.
Quem foi por esse caminho é a Support Cred. Na avaliação de Alex Sandro Pinho, gerente operacional da empresa, o modelo auxilia na capacitação da equipe e no planejamento estratégico, com ganhos em qualidade e na produção. “Iniciamos o processo dois anos atrás. Vimos que o e-learning seria a ferramenta que se ajustaria perfeitamente as nossas necessidades diante da escassez de tempo e logística para unir os colaboradores em treinamentos mais intensivos e presenciais”, comenta.
Com o e-learning, segundo Pinho, os colaboradores entendem que a empresa está buscando facilitar o processo de conhecimento e perceberam que o seu crescimento na organização depende dos conhecimentos adquiridos e do seu grau de comprometimento. “Fomentamos entre os colaboradores e gestores inúmeros assuntos relacionados ao conteúdo do e-learning, onde espontaneamente comentavam determinados assuntos abordados ou tiravam dúvidas, resultando em ganho de qualidade e eficiência na comunicação interna”, afirma.
MEDO DO NOVO
O grande desafio para implementar o e-learning nas empresas, de acordo com Daniel Orlean, sócio-diretor da Affero Lab, está no costume dos colaboradores, que ainda dão preferência às abordagens mais antigas de treinamento. “Ainda existe uma acomodação das pessoas com o treinamento presencial. Quando você diz que irá trabalhar com alguma ferramenta tecnológica, as pessoas ficam preocupadas se aquilo vai ter a mesma assertividade.” Para Sônia, é preciso mostrar para os colaboradores quais são as vantagens de se trabalhar com essa ferramenta. “É preciso avaliar se os cursos on-line estão impactando a organização de forma satisfatória, atingindo o objetivo estimado e mencionando os resultados positivos”, explica.
E na sua opinião, quais são os benefícios de investir no e-learning? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

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