CPO da Skeelo detalha como a plataforma trabalha o feedback dos clientes para entregar um amplo catálogo e uma boa experiência em e-book e audiobook
Com quase 300 milhões de minutos consumidos dentro da plataforma e a meta ambiciosa de alcançar 2 bilhões até o final do ano, a Skeelo aposta na experiência do leitor para se consolidar como um dos principais motores da leitura no Brasil. Estruturada como um ecossistema, a empresa está ampliando o acesso ao conteúdo digital no País, por meio de e-book e audiobook, inclusive sendo porta de entrada para novos leitores. Por trás disso, estão parcerias editoriais e uso intensivo de dados para um engajamento contínuo, sem contar o Skoob, rede social literária. Além de expandir na América Latina, a empresa busca agora avançar na personalização da experiência para transformar hábitos de leitura em escala, conforme quadro traçado por Gustavo Oliveira, CPO do Skeelo, hoje (04), na 1275ª edição da Série Entrevista ClienteSA.
Contextualizando, o executivo explicou que a Skeelo é um ecossistema de leitura digital, com um acervo que já alcança 240 mil títulos. “Tenho que ressaltar a importância da nossa parceria com as editoras, trabalhando sempre com um bom conteúdo que já é lido, em números do ano passado, por 2,7 milhões de usuários. Temos consciência do mar que ainda temos que navegar pelo potencial de consumidores de leitura digital, por meio de e-books e audiobooks.” Ele destacou ainda o Skoob, rede social literária, adquirido em 2024, onde os usuários entram para resenhar, trocar ideias sobre os livros, etc. “Nosso propósito é ampliar o poder de leitura das pessoas, ajudando no desenvolvimento social do País, escalando agora também para toda a América Latina, começando por México e Colômbia.”
Indagado sobre a estratégia para conseguir ampliar constantemente a base de leitores da plataforma, o CPO comentou que é preciso conhecer o dia a dia das pessoas. “São vários os comportamentos, mas notamos que os que se iniciam com um audiobook tem uma tendência maior a se engajar na ‘leitura’. Algo que foi sendo criado pelo hábito de ouvir podcasts, mercado que cresceu bastante no Brasil, permitindo absorver conteúdo mesmo que ocupado com outras atividades.” Nessa linha, ele reforçou que a Skeelo tem um time de conteúdo especializado em analisar o comportamento dos usuários, visando entregar, em áudio, os títulos mais adequados dentro do acervo de títulos.
Perguntado pela audiência sobre estatísticas de consumo de livros no Brasil, Gustavo citou uma pesquisa que aponta uma média anual de leitura da população brasileira que não passa de três livros. “Dessa forma, pensando em ajudar a mudar esse quadro, temos desenvolvido estratégias para atrair os usuários mostrando a leitura digital como uma opção atraente. Isso nos obriga a acompanhar bem de perto o que as pessoas estão comentando nas redes sociais, qual o hype do momento, verificar os títulos que já temos na plataforma sobre esses assuntos e tentar engajar as pessoas na leitura dos mesmos. Isso pressupõe um forte trabalho de segmentação e comunicação precisa.”
Na sequência, uma vez conquistado o usuário, o executivo explicou que há todo um processo envolvendo CRM para acompanhar a trajetória do leitor na plataforma para incentivá-lo nas leituras. “São campanhas ativas, por meio dos canais preferidos dos usuários, para mostrar a proposta de valor daquilo que estamos entregando. Tudo é acompanhado por indicadores que nos dão a dimensão das atividades dos usuários na plataforma.” Esse trabalho passa pelos times de growth, CX, produto e design, de forma a que tudo se combine com insights que gerem resultados positivos.
O CPO contou também que a atuação da plataforma se dá dentro do modelo B2B2C, trabalhando com empresas que oferecem o serviço como benefício. “Por isso, nossos esforços são para gerar a melhor experiência no ecossistema como um todo, envolvendo os clientes e os usuários.” Houve tempo para ele responder outras perguntas da audiência, falando sobre uso da IA na personalização da experiência e detalhando como os usuários podem utilizar a tecnologia a seu favor para facilitar a leitura, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1274 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4,1 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (05), recebendo Fernanda Milred, COO da Livo, que falará da tecnologia a serviço de uma experiência mais humana; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Varejo: Por que o tom da NRF 2026 foi um chamado para focar no agora?”, reunindo Cecília Ligiéro, diretora de marketing, vendas e inovação da Ancar, Mariana Tahan, diretora de marketing da Wake, e Juedir Viana Teixeira, diretor-presidente da JTB Consultoria e presidente do Conselho de Varejo.





















