Diretor de negócios e produtos da ConectCar descreve os avanços com o free flow, que promete uma experiência mais prática e fluida
Fundada em 2012 como alternativa no mercado de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, dominado até então com um único player, a ConectCar veio evoluindo até chegar ao free flow, tecnologia de cobrança automática de pedágio, em que o veículo é identificado por sensores ou câmeras mesmo em velocidade plena. A empresa já avançou para atender seus clientes nesse sistema, presente atualmente em sete concessões em quatro estados, tornando as viagens mais fluidas. Em meio a tanta inovação, um elemento permanece essencial, o vínculo com o cliente, como ressaltou Newton Ferrer, diretor de negócios e produtos da ConectCar, ao participar, hoje (15), da 1222ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
O executivo abriu a conversa explicando que, atualmente, há conectividade em praticamente todos os lugares, o que facilita a implantação de novas formas de pagamento. “É o ápice de uma evolução que vem acontecendo ao longo dos últimos anos, bastando dizer que, atualmente, somente 30% dos veículos param nas cancelas para pagar o pedágio.” Segundo ele, desde 2023, está sendo feita uma experiência de pedágio eletrônico, permitindo que o veículo passe direto, sem precisar diminuir a velocidade em uma passagem livre chamada free flow, com duas formas de pagamento posterior. “Isso evoluirá cada vez mais rapidamente. Tanto que o automóvel vai acabar se transformando em um device.”
Entretanto, lembrou Newton, em meio a tanta ruptura, há algo que não muda: sempre será preciso existir alguém que tenha um vínculo com aquele cliente, para saber onde ele quer que seja debitada aquela transação, se no cartão, na conta bancária, se prefere pagar antecipado, etc. “Aqui na ConectCar, com mais de quatro milhões de clientes, temos todos os dados pessoais deles para oferecer a forma de pagamento mais conveniente.” Indagado sobre o que ocorre se o motorista passar direto no pedágio sem possuir uma tag, o diretor explicou que ele será identificado pela placa do veículo, receberá a cobrança e terá 30 dias para pagar. Caso não pague, recebe uma multa de R$ 195,00, por evasão, e tem cinco pontos registrados na carteira de motorista.
Como o free flow ainda está em fase de testes e aperfeiçoamentos, medidas estão sendo tomadas pela Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito. Desde o ano passado, passou a ser obrigatório às concessionárias inserirem sinalização horizontal no asfalto com os dizeres “pedágio eletrônico”. Outra evolução que está em andamento é a inclusão das pendências não pagas na carteira digital de trânsito. “A resolução do Contran já está pronta, mas ainda está em análise como será construído esse ambiente digital, entre outras soluções que facilitarão ao cliente saber se tem algum débito ou não.”
Após explicar como estão sendo realizados os testes e a expansão do free flow, Newton falou do crescimento cultural do uso de tags nos pedágios, contou quais são os diferenciais da ConectCar em termos de experiência digital e contou as novidades da empresa. O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1221 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (16) com a presença de Maria Neves Rocha, head de atendimento do Esportes Gaming Brasil, que falará uma profunda transformação, com impacto na satisfação dos clientes ; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cinco anos de Pix: Qual o tamanho da revolução na experiência do cliente?”, reunindo Euricion Murari, diretor de inovação da Associação Brasileira de Bancos, Francisco Carvalho, diretor de TI e produtos do Efí Bank, Giuliana Cestaro, diretora de produtos da Fiserv Brasil, e Luis Moraes, head de banking da Celcoin.