Claudio Souza, CEO da BusCo

A transformação da experiência de viagem de ônibus

CEO da BusCo mostra como a mobitech utiliza tecnologia e humanização para melhorar a experiência de mobilidade no Brasil

Resultado de uma joint venture entre o Grupo Águia Branca e o Grupo JCA – que controla marcas como 1001 e Cometa -, a BusCo surge no mercado como uma mobitech que aposta em tecnologia e empatia para redefinir a experiência de viagem de ônibus interestaduais. A empresa tem a missão de tornar as viagens mais acessíveis, seguras e conectadas, apostando em inteligência artificial e soluções digitais invisíveis ao usuário. E, apesar do pouco tempo, os resultados já estão aparecendo. Em menos de dez meses de operação, a plataforma alcançou 5 milhões de passagens vendidas no mês e vem transportando cerca de duas mil pessoas diariamente, como revelou Claudio Souza, CEO da BusCo, ao participar, hoje (12), da 1242ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Para dar um contexto do cenário em que surgiu a ideia de criar a empresa, o executivo comentou que, com as cidades crescendo, a mobilidade no Brasil se tornou um grande desafio, mas com possibilidades de melhoria. “O segredo está em usar as tecnologias, como a IA, de forma invisível, sem o cliente perceber, atuando com muita humanização. Construímos uma empresa do zero e chegamos à 5 milhões de passagens por mês, em menos de 10 meses.” Ele destacou também que a mobitech tem como principal fundamento o conceito de low cost. “Assim, nosso crescimento tem que vir por meio do emprego de muita tecnologia, que nos permite entregar preços competitivos aos clientes.”

Segundo Claudio, a empresa já está conseguindo transportar duas mil pessoas por dia nas rotas adotadas inicialmente, algo possível graças à tecnologia. Traçando um histórico, ele explicou que o CNPJ da BusCo é de 13 de dezembro de 2024, sendo que, em janeiro desse ano, já começaram a contratar profissionais e, no mês seguinte, iniciaram a construção da plataforma. “Em maio, começamos a vender por meio de parceiros e, em junho, iniciamos a venda direta pela nossa plataforma de e-commerce. Em setembro já tínhamos 13 rotas em funcionamento, alcançando no mês seguinte a venda de 5 milhões de passagens.” O CEO fez questão de esclarecer que essa rápida expansão tem o cliente no centro de todas as decisões. “Estamos conscientes que transporta pessoas e sonhos, por isso temos a obrigação de entregar experiências diferenciadas.”

Indagado pela audiência se a BusCo planeja oferecer um ecossistema completo, incluindo transporte local ou turismo, Claudio respondeu que sim. “Nossa visão é entregar todas as etapas da viagem de tal forma que o consumidor saia de sua casa e chegue ao destino final com conforto, rapidez e economia. Isso envolve a inclusão de transporte urbano, parceria com um aplicativo, indo além da mobilidade – integrada eventualmente com outros modais – mas pensando também em todas as facilidades que possamos oferecer no local de desembarque, como parceria com hotéis, locais de visitas de turismo, etc. Tudo em uma só plataforma de mobitech, o que será uma inovação no segmento.” O executivo ainda respondeu outras perguntas do público, explicando como nasceu a ideia da joint venture e detalhando como são recebidos e aproveitados os feedbacks dos clientes, entre outros assuntos.


O vídeo, na íntegra, está disponibilizado no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1241 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (13), recebendo Gustavo Maia, CEO fundador da Colab, que falará da digitalização da gestão pública promovendo a participação cidadã; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cultura cliente: O desafio operacional dos dados a favor da experiência”, reunindo Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, Cesar Carvalho, diretor de dados, inteligência artificial e tecnologia na ClickBus; Renato Costa, CIO, CMO e CSO da Odontoprev; e Marcos Santos, CEO da Aquarela Analytics.

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