Ao futuro e além!

O mercado empresarial é um ambiente instável e bastante desafiador para as empresas que surgem – não por menos, 90% delas fecham antes de completarem um ano. Mas não é porque um negócio passa dos primeiro 12 meses que seu sucesso está garantido e que as dificuldades desaparecem. Na verdade, elas não se vão nem quando se passa do centenário de existência. Com 110 anos de vida, a Light está presente na vida dos clientes sem que eles percebam, mas basta que a energia falte ou a conta aumente, o cliente se lembra da companhia e logo trata de entrar em contato, relatar alguma reclamação, chovem críticas nas redes sociais e a empresa se vincula a um momento ruim.
Na missão de não ser relacionada apenas a situações negativas, a empresa viu o desafio de procurar criar laços mais fortes e de qualidade com o público. Acabou encontrando nas tecnologias e na modernização do atendimento uma forma de construir esse relacionamento. “Acesso à informação globalizada, instantânea, disponível publicamente, nas mídias sociais e digitais. Esse cenário leva o setor a se adaptar e buscar estratégias para dialogar adequadamente com seus consumidores e acompanhar a mudança de perfil de seu público-alvo e dos novos canais”, afirma Catia Lopes, gerente de centrais de relacionamento e suporte da Light.
O objetivo da companhia é procurar estar onde seus clientes estiverem e, de preferência, atendê-los com rapidez. “Pois, assim como estamos sujeitos à viralidade de um cliente satisfeito, estamos também expostos a uma viralidade negativa”, explica a executiva. Junto ao fato de que o consumidor, hoje, visa por uma maior praticidade nas suas relações, que facilitem seu dia a dia. “Precisamos estar à frente e oferecer em todas as novas mídias e plataformas um tratamento personalizado, qualificado para cada canal. É um caminho sem volta.” Mas não é um caminho totalmente ruim. Afinal, segundo Catia, a Light atende quatro milhões de clientes, distribuídos em 31 municípios da área de concessão, e essa inovação no atendimento também os beneficia na maior facilidade em obter informações do público, antecipar-se quanto as suas necessidades e saber como atender as demandas.
Mas, não se trata apenas de novas tecnologias e multicanalidade. A companhia também oferece capacitação aos funcionários, para que eles também estejam preparados a acompanhar tal agilidade no atendimento e no relacionamento em diferentes frentes, como agência móvel, eventos especiais, clube de vantagens, promoções e diferentes opções de pagamento das faturas. “A Light busca estar à disposição dos seus consumidores, a qualquer hora e de qualquer lugar”, adiciona. “Para isso, planejamos e executamos projetos de melhorias em nossos principais canais de atendimento, assim como em ações de aproximação com nosso público, baseado nos números apresentados nas pesquisas.”

Deixe um comentário

Rolar para cima