As empresas mais inovadoras com clientes

A DOM Strategy Partners realizou uma pesquisa com as 441 maiores companhias do País, em diferentes setores da economia, para identificar as suas práticas mais inovadoras no relacionamento com o cliente. O estudo detalha qual é o foco da inovação gerada pelas organizações, como é percebida pelo público, além da maneira que é traduzida em práticas e modelos de negócios. O resultado deu origem ao ranking “As 50 empresas mais inovadoras do Brasil em relacionamento com clientes”, que envolve 14 segmentos distintos. No top 10 geral, a Apple lidera com 9,08. Seguida da Nespresso (9,07); Chili Beans (9,06); Hospital Albert Einstein (9,05); Banco do Brasil (9,04); Wine (9,03). A Netshoes, o Itaú Unibanco, a Cacau Show e a Multiplus aparecem na lista com a nota 9,02.
A pesquisa não se restringe ao conceito de inovação no que tange à tecnologia, porém considera esta frente como objeto de fortalecimento da empresa com os seus stakeholders. Segundo Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM, em tempo de crise uma boa ideia não é suficiente. “Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser comercializada e, assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica. A partir de um recorte inicial entre as companhias que possuam maior interação com cliente, a consultoria refinou critérios para compor o ranking das empresas mais inovadoras. Tais como: oferta de produtos e serviços inovadores; interatividade no ponto de contato com o cliente; colaboração e interação on-line com clientes; disponibilização de formatos e modelos de atendimento; qualidade da gestão do relacionamento com o cliente; e experiência de marca durante o consumo.
Conforme indica o estudo, os setores bens de consumo não duráveis – em que estão listadas diversas fabricantes – e o varejo são os que mais se destacaram como inovadores. A pesquisa avaliou as empresas entre os meses de maio e agosto deste ano, por meio de uma entrevista com mais de 2, 5 mil consumidores e informações primárias, como releases, relatórios e informações para investidores, e secundárias (notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas) nos últimos 12 meses. 
Confira, abaixo, a lista com os 10 primeiros lugares desse ranking:
Apple 9,08
Nespresso 9,07
Chili Beans 9,06
Hospital Albert Einstein  9,05
Banco do Brasil 9,04
Wine.com.br 9,03
Netshoes 9,02
Itau Unibanco 9,02
Cacau Show 9,02
Multiplus 9,02

Deixe um comentário

Rolar para cima