A semana que passou: Casino x Diniz, BNDES + Eike, MP x Big Cs, e mais

Dois assuntos parecem não sair dos noticiários sobre negócios. A briga do grupo Casino com Abilio Diniz e a situação das empresas do Eike Batista.

Jean-Charles Naouri, CEO do Casino, e o empresário Abilio Diniz

Jean-Charles Naouri, CEO do Casino, e o empresário Abilio Diniz

No primeiro caso, tivemos, na quarta passada um pedido arbitral à Câmara de Comércio Internacional do grupo francês contra o empresário, presidente do Conselho de Administração da rede. O problema é Diniz ter assumido também o Conselho de Administração da BRF, uma das principais fornecedoras do grupo, um ato considerado pelo grupo francês como uma violação da lei brasileira e do acordo que firmado entre os sócios.

No caso do Eike, anunciou-se que o aumento de capital que a MPX, empresa de energia do grupo de Eike Batista, pretende realizar em breve deve contar com aporte direto de, no mínimo, 125 milhões de reais do BNDES. O banco estatal é acionista da empresa com 10,34. Também nesta semana, a empresa anunciou que seu principal projeto, a expansão de Serra Azul, em Minas Gerais, prevista para o segundo semestre de 2014, deve ser adiado em um ano, em meio à desaceleração nos investimentos da mineradora e às dificuldades de obtenção de licenciamento e crédito.

Outro imbroglio tem a ver com possíveis irregularidades nas auditorias realizadas entre 2007 e 2012 no banco Cruzeiro do Sul pelas consultorias  KPMG e Ernst & Young. A instituição financeira foi liquidada pelo Banco Central em setembro do ano passado depois que um rombo de mais de dois bilhões de reais foi descoberto nos números da instituição. A denúncia foi formalizada pelo Ministério Público do Estado de S. Paulo.

Houve notícias menos belicosas. A Ambev, por exemplo, uma receita líquida consolidada de 7,8 bilhões de reais, embora isso signifique um resultado 5,5% abaixo da média de projeções dos analistas. E a Avon registrou aumento de 11% nas vendas no Brasil, maior mercado da companhia no mundo, embora (e há sempre um “embora”), se desconsiderarmos o efeito da variação cambial a receita da unidade brasileira caiu 2%.

Uma notíca sem “embora” vem da McDonald’s. A rede, administrada na América Latina pela Arcos Dourados, faturou 460,9 milhões de dólares no Brasil nos três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados hoje. Com 735 restaurantes, o faturamento brasileiro representa 47,2% do total. A quantia representa um crescimento de 15,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Em toda a região, a Arcos Dorados faturou 976,9 milhões de dólares no trimestre, com crescimento de 6% em dólar.

E o Facebook registrou lucro líquido de 219 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, 6,8% maior ao lucro do mesmo período de 2012. A receita da companhia totalizou 1,46 bilhão de dólares, aumento de 38% ante o registrado no primeiro trimestre do ano passado. A notícia animou os investidores, que voltaram às compras, embora (olha aí de novo!) a Barron’s tenha alertado de que o preço das ações ainda está sobrevalorizado.

No campo das mídias sociais, a principal novidade é o lançamento dos Visual Profiles pelo LinkedIn. O novo recursos permitirá que os usuários da rede apresentem suas realização através de imagens, videos e outros formatos. Já está disponível para os participantes em países de língua inglesa. E o Pinterest incrementou o novo visual, lançado em março, através de sugestões dos usuários, com os recursos See It Now, Pinned From, Mentions e Find Friends.

Para terminar um pouco de arte. A Universia Brasil lança hoje  o projeto “Um pouco de arte para sua vida“, versão 2013. Com isso, a rede pretende trazer a arte para o cotidiano e o coração dos internautas. O projeto consiste na publicação diária de quadros de diversos pintores – tanto europeus quanto latinos americanos- publicados junto de textos explicativos sobre sua obra e contexto histórico, além de uma breve biografia do artista. Uma novidade: o internauta  pode entrar no portal da rede, através deste link  e sugerir um artista para ser homenageado durante uma semana.

Fontes: Exame, TechCrunch, Business Insider, Tamer Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima