O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

As 11 tendências cruciais para 2011 – 9: Espontaneidade Planejada

Dois anos atrás, uma das tendências apontadas pelo Trendwatching foi denominada de “Nowism”, que era a busca dos consumidores pela gratificação espontânea sendo estimulada pelo surgimento de produtos e serviços mais rápidos e mais acessíveis em tempo real. Eles chamavam a atenção, então, para que essa tendência era parte de algo maior, tanto culturalmente como social e tecnologicamente: uma busca por maior espontaneidade. Com os estilos de vida tornando-se fragmentados, ambientes urbanos mais densos (Urbaneconomia, tendência # 2) e celulares/smartphones criando uma geração com pouca experiência de fazer (ou seguir) planos rígidos, 2011 verá um crescimento na ESPONTANEIDADE PLANEJADA.

Os consumidores no ano que vem vão correr para se inscrever em serviços (essa é a parte PLANEJADA) que permitam o que o Trendwatching chama de “mass mingling”, que é a subtendência das pessoas levarem para o “mundo real” os seus relacionamentos online (e aí entra a parte da ESPONTANEIDADE).

O que vem por aí? Olhe para além do Twitter e conte com os consumidores (mais jovens) voluntariamente fazendo opt-in para passiva e continuamente compartilharem suas localizações *, em troca de sugestões relevantes sobre o que deveriam estar fazendo ou com quem deveriam  se encontrar. Os consumidores aceitarão que os dados de seus celulares sejam capturados, agregados, analisados e compartilhados? Se os benefícios forem interessantes, divertidos ou suficientemente relevantes para a vida deles, pode apostar que sim.

*De acordo com Jeff Jonas, IBM, os celulares nos EUA estão criando aproximadamente 600 bilhões de transações geoespacialmente “tagueadas” por dia (a soma envolve todas as chamadas e mensagens, não apenas as conexões web)!

Para os consumidore, saber quem está perto deles e onde exatamente é a chave para a ESPONTANEIDADE PLANEJADA. E isso vai ficar muito mais fácil, porque a geolocalização está se tornar um recurso chave das redes sociais e dos aplicativos web  (com os atuais serviços adicionando informação sobre localização, como o Facebook Places, o Twitter locator e o Google’s Hotpot, e o surgimento de serviços dedicados como o Foursquare, oGowalla e o Brightkite). Exemplos:

  • Geomium pega dados de “review sites” locais como Yelp e Qype e combina-o com informação social para não apenas permitir aos usuários tanto ver  quais amigos estão por perto como também para encontrar eventos, locais e ofertas nas proximidades.
  • LikeOurselves deixa que pessoas com interesses comuns encontrem-se uns aos outros via grupos baseados em celulares. O serviço também permite aos usuários criar rapidamente um grupo e localizer membros em torno de 20 milhas de sua localização e facilitando o que chamam de “fly meetups”.
  • Fast Society é uma startup de Nova York que busca simplificar a comunicação entre amigos durante seus deslocamentos. O serviço é baseado em SMS e os grupos durante entre 3 horas e 3 dias, aumentando a natureza espontânea da oferta.
  • Unsocial busca ser um facilitador para pessoas encontrarem outras com a mesma profissão ou no mesmo negócio. A Unsocial funciona através de um algoritmo baseado em localização – ao abrir o aplicativo e se locar o usuário poe apertar o botão ‘People’ e verificar os matches relevantes no entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima