O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

AU-AU-AU x MIAU-MIAU-MIAU



Clientes X Empresas, Cãos X Gatos?


Outro dia participei de um evento com meu amigo Daniel Godri (aproveito para recomendá-lo, são às 2 horas mais motivacionais e reconfortantes que você ou sua empresa podem ter), neste evento em uma das partes ele comenta sobre os comportamentos dos seres humanos, enquanto se relacionam e pergunta à todos:

Qual animal você prefere o Gato ou o Cachorro?

Adorei a analogia e fiquei pensando que ela se adéqua muito facilmente no relacionamento Cliente e Empresa; para e pense: Seus clientes e sua empresa, estão mais para um comportamento Gato ou um comportamento Cachorro?

Se você fosse cliente de sua empresa, gostaria dela um comportamento de Gato ou de Cachorro?

 O Gato sempre na dele, soberbo, individualista, lógico, calculista; ele é o dono; só come o que quer, quando quer; dá carinho quando quer e sempre com segundas intenções; dominante no relacionamento com os seres humanos! (pense no Garfield), sempre querendo levar vantagens.



 

O Cachorro por sua vez ao contrário do Gato, submisso, extremamente emocional, amigo, companheiro, come o que e quando dermos; dá carinho incondicional ao seu dono e a todos que ele quiser; aceita aborrecimentos, não guarda rancor, se você destratá-lo, xingá-lo e no próximo momento chamá-lo ele vem e o esquece facilmente (experimente bater ou maltratar um gato, ele nunca mais chegará perto de você).



Como conta o Daniel em sua palestra

“… ao chegar a casa as 3:00h da manhã, quem virá lhe receber com um enorme sorriso e fazendo festa, o Gato ou o Cachorro? Pode ter certeza que o gato estará confortavelmente dormindo em Sua cama …”

Voltando para nossas empresas e nossos clientes.

Quem nesta relação é o submisso e quem é o dominante?

Quer tem que aturar o mau humor do outro, para manter a relação?

Quem que gosta incondicionalmente e é capaz de esquecer os desaforos?

O cliente ou a Empresa?

Antes de estabelecer um relacionamento com seus clientes, pense qual comportamento de sua empresa? Se for de Gato, não adianta procurar clientes cachorros! E ao contrário se for de Cachorro, não vá procurar clientes Gatos!


Há milhares de anos estes dois animais não convivem bem e tudo devido ao comportamento, agora que dei a dica, você começa a perceber o porquê esta perdendo ou ganhando clientes? E pior mesmo abaixando preços ou tentando imitar seus concorrentes!


Muitas empresas hoje, investem milhões em campanhas publicitárias, onde tentam conquistar clientes através de uma suposta amizade, com promessas de relacionamentos próximos, de companheirismo e dedicação – propostas de relacionamento CACHORRO.

E principalmente utilizando O EMOCIONAL para esta conquista.

Afinal cliente cachorro aceita tudo, perdoa e esquece com facilidade, quando é mal tratado, esta sempre pronto à perdoar!

Não tenho nada contra, mas se estiver camuflando um comportamento Gato, pode ter certeza que não vai conseguir êxito, apenas se seus clientes também estiverem escondendo um comportamento gato, só para levarem vantagem em tudo, Certo!

Saber oferecer e entregar modelos de atendimento, equilibrando ações e principalmente trabalhando a percepção do cliente, será sua ferramenta para entregar a melhor experiência ao cliente!












0 comentário em “AU-AU-AU x MIAU-MIAU-MIAU”

  1. Grande Mazza

    Excelente o artigo e a analogia.
    Conheço bastante o Daniel Godri e portanto conhecia a sua versão Cachorro e Gato, mas o paralelismo cliente e fornecedor não tinha pensado … muito boa a sua contribuição.

    Um MEGA ABRAÇO e por favor, continue a enviar suas “dicas”.

    Sucesso e Felicidade … é o que lhe desejo em 2011

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima