O Dia Mundial da Poesia

0
26

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Poesia, que foi criado na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. Nunca o mundo precisou tanto de poesia…

A poesia é considerada uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. A poesia é também a arte da linguagem humana que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada.

Antigamente, as poesias eram sempre cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.

As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, e por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Mas também pode ser contextualizada dentro do gênero. Basicamente, existem três tipos de poesias:

  • existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão;
  • líricas, que trazem as emoções do autor;
  • social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.

Dentre os poetas mais famosos, podemos destacar uma lista de nomes memoráveis como Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Helena Kolody, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Pablo Neruda, Paulo Leminski, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes, entre muitos outros.

Uma foto histórica de poetas famosos:
 Drummond, Vinícius, Bandeira, Quintana e Mendes Campos
No Brasil, comemora-se também o Dia Nacional da Poesia em 14 de março – uma homenagem à data de nascimento do poeta Castro Alves. Conhecido como “Poeta dos Escravos”, Castro Alves era um poeta romântico e escreveu obras clássicas como “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”. Ele morreu em Salvador com apenas 24 anos.

 

Atual Diretor Sênior para América Latina pela TALKDESK. Fundador da agência Market 21, atuou em empresas como Cisco, Avaya, AES Eletronet, Nortel, Bay Networks e Wellfleet, além do grupo Algar. Mestre em Administração pela FGV-SP, além de graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Administração de Marketing e em Gestão Estratégica de RH. Atuou também como professor de Marketing Internacional na UNIP.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMáxima experiência, mínima fricção
Próximo artigoO que deve vir por aí no pós-pandemia?