As 8 tendências: Esferas de Status II



Eu falei da primeira Esfera, a Tradicional, vamos agora às outras, listadas pelo pessoal do TrendWatching. Vamos agora falar de algumas outras.


ESFERA DE TRANSIÇÃO


Uma tendência que atrai consumidores que são movidos a experiências, em vez de conquistas fixas, pessoas que são movidas por entretenimento, por descobertas, pelo combate à mesmice, que vivem cada vez mais dentro de um estilo de vida transitório, libertos das amarras da propriedade e das posses permanentes. No Trends para 2007, pessoas desse tipo haviam sido denominadas TRANSUMERS, obcecadas com o aqui e o agora. Veremos mais exemplos práticos ao discutir a terceira tendência, SNACK CULTURE.


ESFERA ONLINE


Consumidores ligados na virtualidade. O pessoal do TrendWatching diz que se trata de um “social status 2.0″, no qual tudo gira em torno de a quem você está conectado e quem quer se conectar você. A coisa é tribal mesmo. Em pleno século vinte e um. Nessa esfera, ganha status quem consegue mais views das suas fotos no Flickr, quem tem mais amigos no Facebook, quem passa para os níveis mais altos nos jogos online, quem tem o avatar mais bonito e, principalmente, quem descobre o que ocorre onde antes de qualquer outra pessoa. Mais sobre isso quando falarmos de ONLINE OXYGEN (tendência 4).


Where to begin? In an online world or virtual world, social status 2.0 is all about who you connect to and who wants to connect to you, tribal-style. It also encompasses status gained from the number of views for one´s photos on Flickr, to the number of friends on Facebook, to one´s gaming skills and levels (just a snippet: Microsoft´s Halo 3 racked up USD 170 million in sales on its first day of availability, making it the hottest-selling title in video game history. Total sales since September 2007: 4+ million copies) to the good looks of one´s avatar, to finding out about whatever/wherever on anything before anyone else does. More on this in ONLINE OXYGEN (trend # 4) below.