Olá Qualinauta!
Um dos principais desafios das empresas está em sua capacidade de comunicar-se eficazmente com todos os seus colaboradores, de classes, culturas, educação e expectativas diferentes. Isso não é tarefa fácil, ainda mais quando pensamos em empresas com centenas ou milhares de funcionários.
Os profissionais da comunicação utilizam um arsenal de canais e meios para fazer com que as mensagens sejam transmitidas com sucesso. O tempo demandado e o custo com murais, boletins, informativos internos e alguns outros recursos não é baixo. É preciso se desdobrar, para se fazer algo que mantenha o interesse dos funcionários e, ao mesmo tempo, consiga transmitir todos os conteúdos de interesse da empresa. Agora, imaginar que todas as ferramentas citadas serão suficientes por si só é enganar-se!
O maior veículo noticioso de uma empresa são as próprias pessoas, os gestores e aqueles que recebem uma informação de seus superiores e tem a responsabilidade de multiplicar com precisão e clareza. Quando essa cadeia funciona perfeitamente, tem-se aí o melhor canal de comunicação de uma empresa. Mas, os líderes cometem algumas falhas nesta habilidade, por que:
1. Estão sempre correndo, e sem tempo para “gastar” com conversas com a sua equipe;
2. São mal comunicados pelos seus superiores, não conseguem obter esclarecimentos e colocam em prática o famoso “telefone sem fio”, deixando sua equipe com informações incompletas, quando não incorretas;
3. Preferem reter a informação e somente a replicar quando surgir algo que justifique, como se reter informação significasse “maior poder” ou “menor risco” dentro da empresa;
4. Usam e abusam do e-mail, quando a sua equipe está muitas vezes num raio de
5. Apresentam dificuldade para absorver e responder corretamente a questionamentos, dúvidas ou interpelações da sua equipe;
6. Evitam o risco de interferir no conteúdo, replicando comunicados da forma como receberam, sem adequar a forma e a linguagem para o correto entendimento da sua equipe.
Por questões hierárquicas, quando surge um ruído de comunicação, pode ser que o líder já fale “Ah! Você não compreendeu direito o que foi falado!” e logicamente poucos se atreverão a contrariar isso, mesmo que tenha lá no fundo certeza de que compreendeu tudo corretamente, não é? Mas, segundo a neurolinguística, toda e qualquer falha de comunicação é de responsabilidade exclusiva do comunicador.
Desenvolver a habilidade de comunicação é algo trabalhado por poucas empresas, mas é algo vital para a manutenção de um bom ambiente e da relação de confiança, motivação e comprometimento interno.
Líderes, pensem nisso!
Abraços,
Vladimir Valladares
Trabalho com comunicação empresarial, e entendo bem como funciona este processo. A comunicação, muitas vezes, é vista pela empresa como uma das áreas menos importantes, ou a menos urgente. Muitos líderes não percebem que, pouco adianta soluções e ações brilhantes, se sua equipe não se motivar e participar com dedicação dos projetos da empresa. É preciso que toda a equipe esteja em sintonia, entendendo o que se passa, participando e acreditanto efetivamente nas ações da empresa, para ter sucesso.