O canal para quem respira cliente.

Comunicação com Eficiência e Eficácia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Olá Comunicadores,

Hoje em dia, neste mundo “On” que vivemos, percebo que a Comunicação é tratada de qualquer forma, sendo grande responsável por muitos dos problemas que vivenciamos, seja de Qualidade ou de Produtividade.

Tenho certeza que se dedicássemos um pequeno tempo para preparar nossos líderes neste assunto, colheríamos importantes frutos, de maneira muito rápida. Isso porque conseguiríamos fazer chegar à base (operação), a informação com a intensidade, importância e calor que desejamos/precisamos.

Primeiramente, de forma didática, vejamos:
COMUNICAÇÃO – Partilhar, dividir, tornar comum, associar, por meio de gestos, palavras, emissão de sons, pelo olhar, por e-mail, por fotos, Facebook, Telefone, Messengers, WhatsUp, entre outros (muitos outros)…
 EFICIÊNCIA – Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
 EFICÁCIA – Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência.

Uma analogia interessante sobre EFICIÊNCIA e EFICÁCIA, que esclarece muito os conceitos e significados citados: EFICIÊNCIA é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; EFICÁCIA é encontrar a água.

Citando Peter Drucker: “eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Amarrando tudo isso, para que a COMUNICAÇÃO seja EFICIENTE e EFICAZ é necessário que ela consiga persuadir, motivar, mudar comportamentos e atitudes, engajar, ou seja, consiga direcionar a sua Equipe em busca do objetivo determinado/desejado.

E para isso, faz-se necessário utilizar termos comuns, que façam sentido para quem está recebendo a comunicação, para que seja facilmente compreendida, pois não havendo compreensão, a comunicação será falha e sendo falha, não motivará, não convencerá, não irá persuadir e não haverá engajamento.

Como responder adequadamente a algo que não se entendeu?

Como atingir o objetivo determinado/desejado, se você não entendeu qual é esse Objetivo?

Não estou falando de algo simples. Comunicar-se adequadamente é complexo! Comunicar-se com eficiência é escolher o(s) canal(is) enquanto que comunicar-se com eficácia, depende do significado transmitido pela mensagem que foi elaborada.

Sua comunicação está levando sua Equipe a Cavar o Poço com Perfeição Técnica ou está Motivando e Engajando a todos para “Encontrar a Água”?


Faça diferente e me conte.
Abraços,


Alessandro Xavier

0 comentário em “Comunicação com Eficiência e Eficácia”

  1. sensacional! esclarecedor! orientador! Mas difícil, e pior a consequência da comunicação falha leva o empregado ao stress. Estou preparando um material bacana para meus liderados e tenho pesquisado muito pra tal, hoje a pouco, estava estudando MS Cortella e coincidentemente esta é a definição de stress(Stress esforço do qual não se percebe o sentido, ou seja, vem daquilo que não quer fazer, não entende por que faz, perdeu o sentido fazer)Tks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima