O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Comunicar é se fazer entender!



Desde que o mundo é mundo a comunicação teve, tem e terá um papel importante entre os seres humanos e até entre os animais, se tivesse sido bem feita, ou melhor, eficiente,

Adão é Eva não teriam sido expulsos do Paraíso; as falhas de comunicação interferiram e interferem e muito em todo processo humano.

 

O maior problema é que a comunicação trabalha com a percepção,

isto é, comunicação não é o que dizemos, mas sim como somos ouvidos e

entendidos pelas outras pessoas.

 

Talvez mais importante do que ou porque comunicar, esta COMO comunicar,

 

Quando for comunicar qualquer coisa para alguém,

em primeiro lugar coloque-se no lugar dele e

pense muito como ele gostaria de ser comunicado e

qual a melhor linguagem ou metodologia a ser utilizada para que você

(no lugar dele) pudesse entender.

 


Procure sempre, antes de iniciar um processo de comunicação com seus clientes e colaboradores, testá-lo com um grupo heterogêneo de colaboradores e de clientes; buscando checar o entendimento que eles tiveram com isso, correções de desvios terão tempo de execução e seu plano de comunicação mais efetivo.

Quantos problemas de relacionamento poderiam ser evitados se a comunicação entre as pessoas fosse melhor, quantas discussões seriam evitadas e seus conseqüentes transtornos.

Quer um exemplo:

 

Se na época do gênesis não tivéssemos tido problemas de comunicação,

talvez até não existisse a mulher!

 

Deus encontrou o Adão de cabeça baixa, triste e buscou entendê-lo melhor, descobriu que:

O Homem pensava em algo vermelho…

Que se abriria para ele…

Que ele pudesse amar…

Com quem poderia ter alegrias…

Com quem passasse o tempo livre…

Assim Deus criou a mulher.

 

Que erro de percepção!!!O que o Homem pensava era numa Ferrari.

 

 

 

Nem sempre o que dizemos é o que as pessoas “escutam”, ou melhor, entendem.

Isto porque o raciocínio do entendimento é de quem escuta e não de quem fala;

talvez até por isso temos duas orelhas e uma boca,

precisamos ouvir muito mais para entender do que falar.

 


 

Procure sempre estabelecer canais de comunicação diretos e limpos de ruídos, com isso você e sua empresa serão sempre efetivos e eficazes.

 

Comunicar é se fazer entender!

 

Boa semana!

“O mundo é um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar”

 

Mazza

twitter: @mfmazza

 





0 comentário em “Comunicar é se fazer entender!”

  1. Excelente artigo! Uma frase que eu sempre sigo: “Achar é a mãe de todos os erros!!!”. As pessoas não têm obrigação de saberem o que se passa em nossas cabeças, “achamos” que elas “acham” que deveriam “achar”, e nada fica dito, muito menos resolvido. Por isso a comunicação direta, reta e clara.
    Parabéns pelos artigos Mazza! Me faz enriquecer o conhecimento. Obrigada

  2. Mazza. Ferrari é sacanagem rsrs
    Onde estaria a raiz deste problema? Educação, formação, treinamento ? Experiência, criatividade, acomodação? Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima